Pular para o conteúdo principal

Sobre eleições - que eu já estava levemente agoniadinha

Preciso escrever alguma coisa, desabafar mesmo, não é nem vontade de debater, tô cansada dessa gente que prefere alimentar discursos prontos a ler, se informar, buscar ter empatia pela situação do outro. Sei lá eu, não sei como organizar as ideias aqui - eu que, modéstia à parte, faço isso muito bem. Irônico é que grande parte do pessoal que eu vejo criticando e ridicularizando outrem em virtude da escolha eleitoral, é quem mais arrota santidade, vomita compartilhamentos sobre Jesus e sua família.... fico aqui viajando na minha bolha se a tal do ''amar uns aos outros'' não carrega um pouco desta empatia às mazelas de quem nasceu em um contexto miserável e sem perspectiva........... MAS OK

Sabe, digo isso de verdadinha mesmo, felizmente pouco importava quem fosse eleito no domingo para mim e para minha família. Como diz meu pai, ''não mamamos em partidos políticos'', não temos o rabo preso. Felizmente, nossa economia doméstica não depende de auxílios estatais, tampouco de PT ou PSDB. Entra governo, sai governo, a gente segue com a mesma vidinha adorável de carnês, cheque especial, saldo no vermelho, mas muito amor e fartura. Se eu me considero uma privilegiada? Sim e muito. Pude pagar por estudo e posso seguir me dando apenas ao luxo de estudar. Nunca faltou comida em minha mesa, tenho um teto maravilhoso e próprio. Sempre tive tudo que quis - tá, ok, nem tudo, mas nunca me faltaram regalias. Porém, não viajo ao exterior, não compro marcas caras e não tenho ambições de riqueza na vida - serião mesmo. Que bom se você tem - desejo que consiga tudo isso que certamente o fará mais feliz - viu, a propósito, logo algum tucano volta e suas viagens pros isteitis com o dólar um pra um estarão garantidas, espera um pouquinho mais, champz! O fato é que eu tenho uma vida razoavelmente confortável. Porém, sabe, nem todos têm, nem todos tiveram a vida mansa como a minha. Nem todos nasceram neste maravilhoso estado sulista, oásis de prosperidade e politização (ok, vamos imaginar que eleger um cara que diz NÃO TER PARTIDO é um exemplo de politização). O Brasil, apesar de sua riqueza e da sua maravilhosa biodiversidade, é ainda bem miserável. Ok, eu não conheço o país todo, mas certamente ainda há locais em que não há o básico do básico - isto a que eu, com essa vidinha classe média bem maizoumeno, estou acostumada. Como exigir que pessoas com esse histórico de sofrimento votem única e exclusivamente por ética e moralização da vida pública? Sério mesmo? Me explica essa. Como exigir que elas não escolham um partido que olha por elas - nem sempre, ok, mas bem mais que seu opositor -, que não escolham por mais justiça social?
Se eu me envergonho das denúncias de corrupção? Sim, certamente, mas eu não leio somente o blog do Reinaldo Azevedo. Quando eu vou a algum consultório médico, eu não leio somente a Veja. Experimente dar uma lida em veículos alternativos e que desafiem a grande mídia, cérebro pensante. Vale lembrar que o Mensalão, por exemplo, foi julgado e exaustivamente midiatizado. "Ai, Bruna, mas eles seguem mandando no país''. Não sei, não, cara, isso é muito relativo, sem falar que muitos deles foram presos - isso em um país onde o finado ACM mandou e desmandou, violou painéis de votação do senado e etc e nos mandou à merda, não deixou de ser surpreendente e de lavar a alma. Ah, só pra refrescar vossas memórias: tudo isso no mandato do menino Fernando Henrique, que, à época, teve outros escândalos. É realmente lamentável que a tutela da corrupção esteja, hoje, entregue a um partido só, como se tal legenda fosse o mal do mundo, a responsável pela desgraça particular de nossas vidas. Qual é? Não se torne um comentarista de portal, meu caro, isso é péssimo para sua reputação de curso superior.
Enfim, se eu ando preocupada com o inchaço do estado - e que, invariavelmente, acarreta mais corrupção, além de cargas tributárias absurdas? Também... é uma situação delicada, mas não acho que eu esteja vivendo numa ditadura. Qual é? Vocês se ridicularizam com esse discurso míope igual ao da tucana ensandecida do vídeo que correu o Facebook. Vocês, por acaso, andam sendo espancados na rua? Tendo vossas liberdades constitucionais cerceadas? Sendo chamados a depor a troco de nada em DOI-CODIS camuflados no país? Então, parem de falar merda peloamordedios. Se ditadura é não poder mais destilar discurso de ódio a minorias constantemente marginalizadas como negros, gays, transexuais e etc, então eu viverei com prazer neste regime. Se ditadura é viver em um país que finalmente instituiu cotas étnicas em universidades públicas como pagamento por anos de infeliz subalternidade, então viverei neste regime. Não custa lembrar que vocês não são obrigad@s: a Decolar.com tem preços ótimos e acessíveis.
Por fim, este separatismo gaúcho é de uma imbecilidade que me apavora. Vocês têm ideia de que não há uma uniformidade de sufrágio neste estado lindo, né? Vocês têm ideia de que há cidades em que a Dilma ganhou e outras em que o Aécio, né? Como bem disse um amigo meu no Twitter: ''vai dar um trabalhão separar isso..................''
Não sejam mesquinhos e, pior, burros, queridos. Você têm ideia de que este discurso separatista infantil só alimenta mais animosidades com pessoas nascidas no Norte e no Nordeste, né? E, outra, vocês têm ideia de que o candidato tucano PERDEU REALMENTE a eleição em estados do Sudeste, né? Rio de Janeiro e Minas Gerais, prazer. Outra: Minas Gerais, de onde ele se orgulhava de ter saído com 92% de aprovação, após ser governador............ sei não, hein. Acho que os mineiros não estavam assim tão satisfeitos.
 

É claro que eu não vou mudar posição de ninguém com esse texto - nem quero, viva a democracia e a distância. Só queria fazer algumas considerações mesmo. Ah, e também lembrá-los: se você xinga os nordestinos, se você propaga discurso leviano contra eles, não pode sair todo prosa abanando o rabinho para aquelas praias maravilhosas que existem na terra magnífica deles. Quer dizer, poder pode, mas você é bem cretino se faz isso.



Beijão e feliz Dilma a tod@s!




                                                              Vai que é tua, mamãe!





         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 ANOS DE BLOG - PARTICIPE DA PROMOSHARE

Hoje, nós da empresa, completamos 5 anos de blog. Vamos dar o play para entrar no clima:                         #POLÊMICA: sempre preferi o parabéns da Angélica em vez de o da Xuxa. O que não quer dizer que eu ame a Angélica, claro, por mim ela pode ir pra casa do caralho. ENFIM, VAMOS CELEBRAR! 5 ANOS DE MERDA ININTERRUPTA AQUI! UHUL, HEIN? Era 22 de dezembro de 2010, estava euzinha encerrando mais um semestre da faculdade de Jornalismo, meio desgraçada da cabeça (sempre, né), entediadíssima no Orkut, quando finalmente tomei coragem e decidi dar a cara a tapa. Trouxe todas as minhas tralhas para o Blogspot e a esperança de mudar alguma coisa. Infindáveis crônicas começaram a ganhar o mundo e a me deixar mais desgraçada da cabeça ainda: sei lá, escrever é uma forma de ficar nua, de se deixar analisar, de ser sincero até a última gota, e isso nem sempre é bom negócio. Mas, enfim, felizmente tenho sobrevivido sem grandes traumas - mas não sem grandes catarses, por isso esse n

Família Felipe Neto

Eu já queria falar sobre isso há um bom tempo, e, enquanto não criar vergonha nessa cara e entrar num mestrado para matar minha curiosidade de por que caralhos as pessoas dão audiência para pessoas tão bizarras e nada a ver, a gente vai ter que escrever sobre isso aqui. Quando eu falo ''a gente'', me refiro a mim e às vozes que habitam minha cabeça, tá, queridos? Youtubers... youtubers... sim, Bruna, está acontecendo e faz tempo. Que desgraça essa gente! Ó, pai, por que me abandonaste? Quanto tempo eu dormi? Estamos vivendo uma era de espetacularização tão idiota, mas tão idiota que me faltam palavras, é sério, eu só consigo sentir - como diria o fatídico meme . Não tem a mínima condição de manter a sanidade mental, querendo estudar, trabalhar, evoluir quando pegar uma câmera, do celular mesmo, sair falando um monte de merda e enriquecer com isso ficou tão fácil. Vamos usar um case bem ridículo aqui? Vamos.  Dia desses, esta comunicóloga que vos fala, fazendo suas

Flores no lamaçal de creme de avelã

Tenho feito um severo exercício de autocrítica nos últimos tempos - exercício esse que, somado a um problema pessoal bem pontual, me deixou sem tesão algum de escrever. Mas voltei para uma transadinha rápida e certeira. Um mea culpa inspirado nos velhos tempos - desta vez sem o deboche costumeiro. Realmente quero me retratar. H á alguns meses, q uando escrevi, estupefata de indignações diversas, sobre youtubers, eu nunca estive tão certa do que escrevia. Sigo achando que o Youtube amplificou a voz dos imbecis e vem cooptando principalmente crianças a uma sintomática era da baboseira - entre trolladas épicas envolvendo mães e banheiras cheias de nutella , criou-se um nicho bizarro cujo terreno é a falta de discernimento infantil infelizmente. Só que foi aí que residiu meu erro: reduzir a plataforma a um lamaçal de creme de avelã - e nada mais. Não me ative ao fato de que ali coexistem muitos canais interessantíssimos sobre os mais diferentes ramos do conhecimento hum ano , inclusive