Pular para o conteúdo principal

Cartas in memorian

          Estive no correio, dia desses, e entrei em um fluxo irremediável de consciência. Foi uma coisa meio gratuita, percebam a idiotice da situação. Em meio a pessoas apressadas e compenetradas enviando encomendas, e atendentes munidos de computadores e tecnologia farta, caí no abismo de pensar que, hoje em dia, POXA, não se mandam mais cartas! É um fato irrefutável, ainda que não haja necessidade de ser apocalíptica: as cartas têm lá seu grau de importância na vida das pessoas, mas não como há uns 20 anos, por exemplo - só para citar um intervalo de tempo em que não havia esse arsenal esquizofrênico de meios de interação.
           O fato é que eu parei, ali, perdida num universo à parte - na Brunolândia - e fiquei imaginando que os sempre solícitos carteiros, hoje em dia, pouco devem entregar cartas nas residências desse Brasilzão. Cobranças, documentos, bla bla bla, ok, devem entregar, mas aquelas cartas de outrora... ah aquelas cartas inundadas de saudade, de declarações de amor, de sentimentos agoniados por chegar a seu destino: no way. Cartas gritando para serem lidas, quase doentes devido à economia de palavras de uma vida inteira, legítimos símbolos de separação física de pessoas que se querem bem e estão a incontáveis quilômetros de distância: no way. Essas estão in memorian.
            Bom, é óbvio que não devem estar extintas por completo, mas penso ter sido clara no meu propósito. Na era em que vivemos, onde predominam os e-mails, a praticidade e a agilidade no envio de informações, cartas tornaram-se tão obsoletas quanto caravelas. Agora, imaginem vocês a emoção sentida pela pessoa que recebia uma missiva esperada há dias, meses, quiçá anos. Imaginem a raridade daquele papel que se encontrava em mãos sedentas e trazia consigo a caligrafia amada, um perfume inconfundível, um jeito jamais esquecido. Imaginaram? Pois é, não se tem mais nada disso, o máximo que se consegue são alguns depoimentos de Orkut e, com eles, a banalidade. Sabem, né? Tudo muito acessível perde o encanto, o mistério, a riqueza da recordação.
            Claro, um viva à modernidade, não estou reclamando, há muita utilidade em toda a parafernália que chegou com o finalzinho dos anos 90. Mas que dá uma dorzinha no coração perceber que esses tesouros em folhas de caderno quase não encontram fôlego e espaço por aí, isso dá. Cartinhas bobas, cheias de errinhos peculiares, moradas de segredos e de notícias aguardadas há muito tempo? Ora bolas, faça-me o favor, você nasceu em 1832? Trate de calar a boca, digitar um texto genérico de Feliz Ano Novo e mandar para todos os seus 17349348 amigos do Facebook. Essa é a originalidade a que todos estão habituados, não?



Comentários

Gabriela Jung disse…
Amiga! Li teu post aqui e lembrei dos tempos de colégio, que nos mandávamos cartas, lembra? Era tosco mas ao mesmo tempo tão bonitinho e sincero né. Tenho saudades disso, da inocência! :) Tenho todas as cartas de vcs guardadas.
Beijos.
Bruna Castro disse…
Sim, amiga!! Claro que lembro! Aí que me refiro, né? Cartas são incríveis, porque são raras e resistem à passagem do tempo. Pena que hoje em dia, não tenham tanto lugar em nossas vidas... hehe venha mais vezes, viu? Beijo

Postagens mais visitadas deste blog

5 ANOS DE BLOG - PARTICIPE DA PROMOSHARE

Hoje, nós da empresa, completamos 5 anos de blog. Vamos dar o play para entrar no clima:                         #POLÊMICA: sempre preferi o parabéns da Angélica em vez de o da Xuxa. O que não quer dizer que eu ame a Angélica, claro, por mim ela pode ir pra casa do caralho. ENFIM, VAMOS CELEBRAR! 5 ANOS DE MERDA ININTERRUPTA AQUI! UHUL, HEIN? Era 22 de dezembro de 2010, estava euzinha encerrando mais um semestre da faculdade de Jornalismo, meio desgraçada da cabeça (sempre, né), entediadíssima no Orkut, quando finalmente tomei coragem e decidi dar a cara a tapa. Trouxe todas as minhas tralhas para o Blogspot e a esperança de mudar alguma coisa. Infindáveis crônicas começaram a ganhar o mundo e a me deixar mais desgraçada da cabeça ainda: sei lá, escrever é uma forma de ficar nua, de se deixar analisar, de ser sincero até a última gota, e isso nem sempre é bom negócio. Mas, enfim, felizmente tenho sobrevivido sem grandes traumas - mas não sem grandes catarses, por isso esse n

Família Felipe Neto

Eu já queria falar sobre isso há um bom tempo, e, enquanto não criar vergonha nessa cara e entrar num mestrado para matar minha curiosidade de por que caralhos as pessoas dão audiência para pessoas tão bizarras e nada a ver, a gente vai ter que escrever sobre isso aqui. Quando eu falo ''a gente'', me refiro a mim e às vozes que habitam minha cabeça, tá, queridos? Youtubers... youtubers... sim, Bruna, está acontecendo e faz tempo. Que desgraça essa gente! Ó, pai, por que me abandonaste? Quanto tempo eu dormi? Estamos vivendo uma era de espetacularização tão idiota, mas tão idiota que me faltam palavras, é sério, eu só consigo sentir - como diria o fatídico meme . Não tem a mínima condição de manter a sanidade mental, querendo estudar, trabalhar, evoluir quando pegar uma câmera, do celular mesmo, sair falando um monte de merda e enriquecer com isso ficou tão fácil. Vamos usar um case bem ridículo aqui? Vamos.  Dia desses, esta comunicóloga que vos fala, fazendo suas

Flores no lamaçal de creme de avelã

Tenho feito um severo exercício de autocrítica nos últimos tempos - exercício esse que, somado a um problema pessoal bem pontual, me deixou sem tesão algum de escrever. Mas voltei para uma transadinha rápida e certeira. Um mea culpa inspirado nos velhos tempos - desta vez sem o deboche costumeiro. Realmente quero me retratar. H á alguns meses, q uando escrevi, estupefata de indignações diversas, sobre youtubers, eu nunca estive tão certa do que escrevia. Sigo achando que o Youtube amplificou a voz dos imbecis e vem cooptando principalmente crianças a uma sintomática era da baboseira - entre trolladas épicas envolvendo mães e banheiras cheias de nutella , criou-se um nicho bizarro cujo terreno é a falta de discernimento infantil infelizmente. Só que foi aí que residiu meu erro: reduzir a plataforma a um lamaçal de creme de avelã - e nada mais. Não me ative ao fato de que ali coexistem muitos canais interessantíssimos sobre os mais diferentes ramos do conhecimento hum ano , inclusive