Pular para o conteúdo principal

Sobre o tal sabor agridoce

Parece-me que fui incompreendida nesta minha paixão súbita (nem tão súbita assim) pela palavra "agridoce", uma vez que andei recebendo uns comentários bem despropositados a respeito. Ok, vamos aos esclarecimentos. A tal palavra pela qual fui arrebatada fincou raízes em meu pensamento, desde que me caiu às mãos um livrinho de breves biografias de algumas figuras que haviam participado, ativamente, dos 500 anos do Brasil - sim, li isso lá nos idos de 2000. O trecho no qual fiquei vidrada, dada a utilização do termo, era mais ou menos assim: "(...) entre móveis e objetos trazidos da pátria, Isabel, princesa do Brasil, vivia seu agridoce exílio no castelo do marido, na França."
Tratava-se do fim melancólico da princesinha boazinha que havia lutado pela causa abolicionista, durante grande parte da vida. Depois de uma rápida consulta ao dicionário - com 11 anos, a ignorância é, notoriamente, galopante - para mim, não restaram dúvidas sobre o que o "agridoce", com singeleza ímpar, queria dizer: embora cercada do doce luxo de viver como uma aristocrata até o cerrar das cortinas, nada poderia aplacar o azedume de viver os anos finais de sua vida longe da terra onde nascera, devido ao exílio seu e de seus familiares - exigido pelos republicanos, assim que destituíram o império em 1889.
Logicamente, tal conclusão profunda só deu o ar da graça, alguns anos mais tarde. Mas sabem aqueles momentos que se sobressaem aos demais na vida da gente? Pois é, nunca mais esqueci o momento em que li essa bendita palavra, tão bem empregada ali na narrativa. A angústia daquele trecho sempre esteve presente no meu inconsciente. Fiquei pensando em como referido adjetivo poderia se aninhar tão facilmente em diversas situações da minha vida, em como a sua significação se estendia a muito mais que o âmbito gastronômico - e, por isso mesmo, carregava um sabor diferenciado.
Essa conversa fiada é para reafirmar a velha constatação de que, cada vez mais, me vejo como uma pessoa agridoce, assim como tantas por aí, inquietas no exercício desta estranheza. Uma pessoa que não quer esconder seus lados doce e azedo - esses dois gêmeos que brigam entre si e disputam minha atenção todos os dias. A parte doce: resignada, benevolente, tolerante - e a parte azeda: revoltada, sarcástica, intransigente e, inevitavelmente, a que mais atrai e trai. Não posso fugir daquilo que vive entranhado em mim. Posso é perder um pouco da credibilidade que julgo possuir, mas confessar essa minha dualidade é enaltecer um conhecido parceiro de jornada, combustível que não se esgota. Quem tá comigo?






                           

Comentários

@_leander disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
@_leander disse…
Toda a dualidade e contradição que vive na personalidade humana me fascina. Você sabe...
Como viveríamos sem isso?
Mas o fato é que todos temos tal característica.
Mal interpretada pela maioria, mas não menos fascinante.
Digamos que o azedo corresponda a parte mais interessante do ser. E predomine nos contraditórios, críticos e "pensantes". Acredito eu.
A parte doce predominando fica para a grande maioria que prefere viver dentro de padrões.
E podemos notar que mesmo com a grande maioria sendo doce, não temos um mundo doce, muito pelo contrário.
Então, que vivam os pensantes!
Adorei o post.
Unknown disse…
Olhaaa, faço minhas as palavras do Leander, realmente todos somos um pouco agridoce, só que muitos escondem a parte azeda! E trateee de postar mais textinhos ãbiiga!
Anônimo disse…
Nossa menina, que analogia inteligente!
vou acompanhar seu blog a partir de agora.

grande beijo
Bruna Castro disse…
Ah, amei os coments! Entenderam a metáfora direitinho, hein? É isso aí... é agridoce quem vive.

Postagens mais visitadas deste blog

5 ANOS DE BLOG - PARTICIPE DA PROMOSHARE

Hoje, nós da empresa, completamos 5 anos de blog. Vamos dar o play para entrar no clima:                         #POLÊMICA: sempre preferi o parabéns da Angélica em vez de o da Xuxa. O que não quer dizer que eu ame a Angélica, claro, por mim ela pode ir pra casa do caralho. ENFIM, VAMOS CELEBRAR! 5 ANOS DE MERDA ININTERRUPTA AQUI! UHUL, HEIN? Era 22 de dezembro de 2010, estava euzinha encerrando mais um semestre da faculdade de Jornalismo, meio desgraçada da cabeça (sempre, né), entediadíssima no Orkut, quando finalmente tomei coragem e decidi dar a cara a tapa. Trouxe todas as minhas tralhas para o Blogspot e a esperança de mudar alguma coisa. Infindáveis crônicas começaram a ganhar o mundo e a me deixar mais desgraçada da cabeça ainda: sei lá, escrever é uma forma de ficar nua, de se deixar analisar, de ser sincero até a última gota, e isso nem sempre é bom negócio. Mas, enfim, felizmente tenho sobrevivido sem grandes traumas - mas não sem grandes catarses, por isso esse n

Família Felipe Neto

Eu já queria falar sobre isso há um bom tempo, e, enquanto não criar vergonha nessa cara e entrar num mestrado para matar minha curiosidade de por que caralhos as pessoas dão audiência para pessoas tão bizarras e nada a ver, a gente vai ter que escrever sobre isso aqui. Quando eu falo ''a gente'', me refiro a mim e às vozes que habitam minha cabeça, tá, queridos? Youtubers... youtubers... sim, Bruna, está acontecendo e faz tempo. Que desgraça essa gente! Ó, pai, por que me abandonaste? Quanto tempo eu dormi? Estamos vivendo uma era de espetacularização tão idiota, mas tão idiota que me faltam palavras, é sério, eu só consigo sentir - como diria o fatídico meme . Não tem a mínima condição de manter a sanidade mental, querendo estudar, trabalhar, evoluir quando pegar uma câmera, do celular mesmo, sair falando um monte de merda e enriquecer com isso ficou tão fácil. Vamos usar um case bem ridículo aqui? Vamos.  Dia desses, esta comunicóloga que vos fala, fazendo suas

Flores no lamaçal de creme de avelã

Tenho feito um severo exercício de autocrítica nos últimos tempos - exercício esse que, somado a um problema pessoal bem pontual, me deixou sem tesão algum de escrever. Mas voltei para uma transadinha rápida e certeira. Um mea culpa inspirado nos velhos tempos - desta vez sem o deboche costumeiro. Realmente quero me retratar. H á alguns meses, q uando escrevi, estupefata de indignações diversas, sobre youtubers, eu nunca estive tão certa do que escrevia. Sigo achando que o Youtube amplificou a voz dos imbecis e vem cooptando principalmente crianças a uma sintomática era da baboseira - entre trolladas épicas envolvendo mães e banheiras cheias de nutella , criou-se um nicho bizarro cujo terreno é a falta de discernimento infantil infelizmente. Só que foi aí que residiu meu erro: reduzir a plataforma a um lamaçal de creme de avelã - e nada mais. Não me ative ao fato de que ali coexistem muitos canais interessantíssimos sobre os mais diferentes ramos do conhecimento hum ano , inclusive