Pular para o conteúdo principal

Dj da tristeza

        A fossa é um fato da vida, não? Não há como fugir daqueles momentos de embate interior - eles nos assaltam onde estivermos - e nem como sair inteiro, depois de tanta lágrima chorada. Desidrata-se. Não sei por vocês, mas quando eu tô nos meus momentos chorosos, querendo que a vida vá à puta que pariu, acabo cutucando mais ainda meu estado emocional em frangalhos. Começo a escutar aquelas músicas, cujas letras moem o coração. Aquelas que só eu sei como me tocam. Deprimo legal. Embora pareça pouco glorioso, sei que é necessário. Fechar os olhos para o que anda doendo me parece covarde e pouco produtivo.
         Se é para ficar na deprê, que, ao menos, façamos isso com dignidade, escutando gente com sensibilidade aguçada e com algo a dizer. Não importa muito a origem do mimimi: amores, títulos de futebol ou celulares perdidos. Chora-se igual. O drama é inerente à vivência do ser humano, o que não significa, entretanto, que ele deva viver impregado em nós, sem deixar que a comédia tenha vez. Cada um usufrui do seu tempo de existência. São apenas faces da mesma moeda serelepe que, ora cai para um lado, ora para o outro.
         Já que falei em música, aqui vai um top10 da tristeza para você que, assim como eu, empresta suas angústias a palavras amigas, letras queridas, bandas do coração. O Poetinha falou que um amor só é bem grande, se for triste, não é? Pois eu digo que uma canção só é linda, se for triste. Acompanhem dez das minhas brasileiras preferidas:


1- Por enquanto - Cássia Eller


2- Quando chove - Patrícia Marx


3- Eu não existo sem você - Maria Bethânia


4- Divina dama - Cartola


5- Milagreiro - Djavan e Cássia Eller


6- Tudo que vai - Capital Inicial


7- Futuros amantes - Chico Buarque


8- Meu vício agora - Kid Abelha


9- Valsa brasileira - Luiz Melodia


10- Tudo diferente - Maria Gadú


No fim das contas, só a gente sabe o que determinada música provoca. Só a gente sabe... e tentar explicar é bobagem.

Comentários

Diéssica disse…
Tava escutando agora "Tudo que vai", muito boa essa foi pro meu dia!
Bruna Castro disse…
Diii, que bom ler isso! Volte sempre! Beijo

Postagens mais visitadas deste blog

Isis e eu

Dia desses, um cara comentou altas grosserias numa foto minha (um feioso que estava querendo este corpinho, mas isso a Globo não mostra, uééééééé). O fato é que o moço me esculachou - ainda que, outrora, quisesse comer - dizendo para eu não me achar tanto visto que, perto de beldades como Isis Valverde, Fulana Não Sei Das Quantas (alguma boazuda fitness que nunca nem vi e que deve tirar foto olhando pro chão) e outras mulheres que não identifiquei no comentário magoado, eu era feia pra caralho. Eu, Bruna C., 28 anos, feia pra caralho e humilhada em rede social. Lamentei, claro, mas mais por ele não ter sacado o meme que originou a legenda da foto - olha, feiura até relevamos, mas não sacar um meme? Poxa, estamos falando de uma indústria brasileira vital. Mas, vamos lá, se tem algo que eu capto nessa vidinha obscura é a profundidade das coisas. Este feio incapacitado para entender ironias, achando que estava acabando comigo, só aguçou meu senso de observação.  É evidente que nunca che…

Sobre Ilha das Flores e Ilha das Flores - depois que a sessão acabou

A ideia deste post surgiu de algo bem interessante. Ontem, eu dei uma lida numa entrevista do cineasta Jorge Furtado e decidi dividi-la no perfil que tenho em uma rede social, uma vez que ele fez algumas considerações sobre jornalismo - e isso, independente de quem vier, sempre me faz dar uma parada. Gosto de ver o que estão falando, etc. Na ocasião, o repórter também nos lembrou da passagem de 25 anos daquele que parece ser um dos maiores feitos do porto-alegrense, o curta ''Ilha das Flores'', lançado em 1989 e até hoje considerado um marco em sua carreira.  Arrisco dizer que não haja ninguém que não tenha assistido a tal documentário, especialmente nos anos de ensino médio, mas, vá lá, quem sabe nem todos conheçam. Desde que o vi, fiquei encantada. Encantada, mas não num sentido ''jogo no time do Jorge Furtado Futebol Clube'', e, sim, ''que baita jeito de contar uma história, com deboche e precisão''. Trata-se de um roteiro quase lúdico…

Família Felipe Neto

Eu já queria falar sobre isso há um bom tempo, e, enquanto não criar vergonha nessa cara e entrar num mestrado para matar minha curiosidade de por que caralhos as pessoas dão audiência para pessoas tão bizarras e nada a ver, a gente vai ter que escrever sobre isso aqui. Quando eu falo ''a gente'', me refiro a mim e às vozes que habitam minha cabeça, tá, queridos? Youtubers... youtubers... sim, Bruna, está acontecendo e faz tempo. Que desgraça essa gente! Ó, pai, por que me abandonaste? Quanto tempo eu dormi? Estamos vivendo uma era de espetacularização tão idiota, mas tão idiota que me faltam palavras, é sério, eu só consigo sentir - como diria o fatídico meme. Não tem a mínima condição de manter a sanidade mental, querendo estudar, trabalhar, evoluir quando pegar uma câmera, do celular mesmo, sair falando um monte de merda e enriquecer com isso ficou tão fácil. Vamos usar um case bem ridículo aqui? Vamos.  Dia desses, esta comunicóloga que vos fala, fazendo suas comp…