Pular para o conteúdo principal

Filme de terror

(O texto a seguir foi, originalmente, escrito em 17 de junho de 2009. Embora o fato que o motivou esteja fora de evidência, acredito que valha a pena postá-lo. Segue urgente discutir a impunidade nesse país surreal.)



É desoladora essa praga da impunidade. Não bastam mais leis, mais decretos, mais ditaduras, creio eu, nada faz com que o respeito ao coletivo volte a pautar as relações entre as pessoas. Assisti ao programa Profissão Repórter, ontem à noite, com um profundo pesar, pois o tema que orientou os jovens repórteres na elaboração das matérias foi o trágico acidente, provocado pelo, agora, ex-deputado Fernando Carli Filho – o inconseqüente abdicou do cargo ainda no hospital - e que teve como saldo a morte de dois jovens inocentes em Curitiba.
Fiquei estarrecida, mas não com o fato em si, já que, infelizmente, trata-se de um acontecimento rotineiro em nosso cotidiano e com o qual, principalmente nós estudantes de jornalismo, devemos nos habituar. Mas, sim, com o estúpido roteiro que antecedeu a carnificina, ocorrida em um movimentado cruzamento. Segundo a produção do programa - que teve acesso ao inquérito do caso - o parlamentar estava, nitidamente, alcoolizado, isso era uma verdade que até as pedras da rua haviam percebido, mas mesmo assim, insistiu em sair do local, em que havia ingerido algumas taças de vinho, dirigindo seu carro de forma desafiadora, leia-se “cantando pneu”, mesmo sob protestos do manobrista, de amigos e de outras pessoas que presenciaram a cena. Saiu dirigindo impetuosamente, ignorando o fato de haver uma Lei Seca. Defasada, é bem verdade, mas que ainda existe e que proíbe indivíduos que consumiram bebidas alcoólicas de dirigirem veículos. Ainda mais em alta velocidade. Ainda mais sendo pessoas públicas, tidas como responsáveis pelo bom andamento da sociedade e, no seu caso, pertencendo ao poder legislativo, que também têm a incumbência de elaborar leis que garantam a ordem.
Pensando sobre isso, me assaltou o absurdo da situação ainda mais por se tratar de um político - classe de trabalhadores que têm suas funções sempre questionadas por nós. Como exigir um respeito que eles sabem que não merecem, a julgar por fatos como o lamentável? Sinceramente, tenho consciência de que todos estão sujeitos a fatalidades, inevitavelmente, esse é o curso da vida, mas o excelentíssimo em questão foi advertido de sua impossibilidade de tomar a direção, como pôde ser tão irresponsável? Será que pensou que, por ser político, usufruía de um álibi exclusivo? Ou foi por imaturidade mesmo? Imaturidade, esta, aliás, que ficou evidente na maioria das falas dos motoristas entrevistados pela produção do jornalístico. Prestei atenção especial em um que afirmou com todas as letras que é errado sair para beber e depois se apossar do volante, mas que faz isso, pois se sente mais solto. Segundo a figura, a cabeça fica mais leve. É ou não é de cortar os pulsos?
Bom, não se pode generalizar, seria injusto com a pequeníssima parcela consciente sobre o tema e que procura não somente se preservar, como também não matar inocentes e protagonizar filmes de terror. Na mesma edição, um estudante visivelmente arrebatado pelo álcool proferiu que iria para casa de táxi. Vendo que o repórter hesitava em acreditar na sua afirmação, ele se levantou, discursou de forma embaralhada sobre o risco que poderia ser evitado, se todos colaborassem no propósito em questão e saiu, de fato, guiado pelo taxista - satisfeito com a corrida. É só uma pena constatar que são poucos os que fazem isso. Muitos preferem sair em seus carrinhos se sentindo os reis do pedaço, em vez de bradarem em alto e bom som, ainda que jocosamente, que têm respeito por suas vidas e, mais ainda, conhecimento do que é cidadania.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 ANOS DE BLOG - PARTICIPE DA PROMOSHARE

Hoje, nós da empresa, completamos 5 anos de blog. Vamos dar o play para entrar no clima:                         #POLÊMICA: sempre preferi o parabéns da Angélica em vez de o da Xuxa. O que não quer dizer que eu ame a Angélica, claro, por mim ela pode ir pra casa do caralho. ENFIM, VAMOS CELEBRAR! 5 ANOS DE MERDA ININTERRUPTA AQUI! UHUL, HEIN? Era 22 de dezembro de 2010, estava euzinha encerrando mais um semestre da faculdade de Jornalismo, meio desgraçada da cabeça (sempre, né), entediadíssima no Orkut, quando finalmente tomei coragem e decidi dar a cara a tapa. Trouxe todas as minhas tralhas para o Blogspot e a esperança de mudar alguma coisa. Infindáveis crônicas começaram a ganhar o mundo e a me deixar mais desgraçada da cabeça ainda: sei lá, escrever é uma forma de ficar nua, de se deixar analisar, de ser sincero até a última gota, e isso nem sempre é bom negócio. Mas, enfim, felizmente tenho sobrevivido sem grandes traumas - mas não sem grandes catarses, por isso esse n

Família Felipe Neto

Eu já queria falar sobre isso há um bom tempo, e, enquanto não criar vergonha nessa cara e entrar num mestrado para matar minha curiosidade de por que caralhos as pessoas dão audiência para pessoas tão bizarras e nada a ver, a gente vai ter que escrever sobre isso aqui. Quando eu falo ''a gente'', me refiro a mim e às vozes que habitam minha cabeça, tá, queridos? Youtubers... youtubers... sim, Bruna, está acontecendo e faz tempo. Que desgraça essa gente! Ó, pai, por que me abandonaste? Quanto tempo eu dormi? Estamos vivendo uma era de espetacularização tão idiota, mas tão idiota que me faltam palavras, é sério, eu só consigo sentir - como diria o fatídico meme . Não tem a mínima condição de manter a sanidade mental, querendo estudar, trabalhar, evoluir quando pegar uma câmera, do celular mesmo, sair falando um monte de merda e enriquecer com isso ficou tão fácil. Vamos usar um case bem ridículo aqui? Vamos.  Dia desses, esta comunicóloga que vos fala, fazendo suas

Flores no lamaçal de creme de avelã

Tenho feito um severo exercício de autocrítica nos últimos tempos - exercício esse que, somado a um problema pessoal bem pontual, me deixou sem tesão algum de escrever. Mas voltei para uma transadinha rápida e certeira. Um mea culpa inspirado nos velhos tempos - desta vez sem o deboche costumeiro. Realmente quero me retratar. H á alguns meses, q uando escrevi, estupefata de indignações diversas, sobre youtubers, eu nunca estive tão certa do que escrevia. Sigo achando que o Youtube amplificou a voz dos imbecis e vem cooptando principalmente crianças a uma sintomática era da baboseira - entre trolladas épicas envolvendo mães e banheiras cheias de nutella , criou-se um nicho bizarro cujo terreno é a falta de discernimento infantil infelizmente. Só que foi aí que residiu meu erro: reduzir a plataforma a um lamaçal de creme de avelã - e nada mais. Não me ative ao fato de que ali coexistem muitos canais interessantíssimos sobre os mais diferentes ramos do conhecimento hum ano , inclusive