Pular para o conteúdo principal

O problema

      "O problema da Bruna é que ela dá opinião demais". E assim, dizendo essa frase em algum chá de sermão nos idos dos anos 2000, papai mei que profetizou que eu - sua primogênita - ainda ia me foder muito na vida por ter um bocão sem papas na língua, quase que agoniado por deixar sua marca no mundo. Quase um animal agonizante, que percebe que vai morrer, sem ter chance de ser ouvido - ora porque seu grito não é tão importante assim, ora por pura falta de talento no propósito de compadecer os interessados.
       O fato é que eu sempre fui assim. Como deveras ecoou o grupo rebolativo É o Tchan nas televisões cristãs do Brasil - agora na década de 90 - "pau que nasce torto nunca se endireita''... eu, na minha tortuosidade sem fim, acabei por me converter num autêntico exemplar da garotinha que não sabe controlar a língua, e sai despejando suas impressões pela rua - tipo lixo, percebem? Muitas vezes, já me disseram que eu sou uma pessoa ''engraçada''. Luto ferozmente, para lembrar do momento em que reuni milhares em uma plateia e ganhei uns pilas com esse incrível dom que desconheço em mim. Não sei de que graça falam, mas é possível que façam referência à sinceridade que busco prezar em minhas relações, sejam elas efêmeras ou duradouras. Não se trata, todavia, daquela sinceridade que traz consigo a denotação que já se incorporou ao senso comum. É uma sinceridade pueril, ingênua. É uma sinceridade que acredita em Cinderela e Papai Noel. É uma sinceridade brasileira, uma sinceridade arisca, talvez, em determinados momentos, mas sempre muito arraigada, aglutinada no que entendo essência do que sou. É uma sinceridade fodida, se preferirem.



                                                         Veja bem, minha jovem...


        Começo a perceber de onde vem minha fama circense não identificada: é de ser eu mesma, e não pedir licença. É tudo culpa dessa mania de ser uma sem-noção com imã para horários e lugares impróprios. Fazer perguntas quando o horário da aula está acabando, por ter achado o assunto explanado pelo professor realmente interessante. Falar dos próprios erros cotidianos como quem pede desculpa por ser tão humana e, no fundo, tão frágil. Rir, em sonho, do Delfim Netto, quando tal simpático ministro afirma que ''é preciso esperar o bolo crescer, para só então dividi-lo'' - logo eu que vejo não existir bolo algum, no máximo, algumas migalhas. Tratar chefes com a indiferença de quem nunca vai ir muito longe na vida, se depender daquela esperteza corporativa e disciplinada que só os visionários possuem. É tudo culpa de ter nascido uma fodida, como muito bem disse papai, ainda que eufemisticamente







Comentários

Fechevarria disse…
Me identifiquei com esse post, Bru! Às vezes quando decidimos romper a espiral do silêncio e manifestar nossa opinião pagamos um certo preço por isso. O indivíduo que possui uma opinião contrária a das opiniões dominantes sempre é mal compreendido.
Bruna Castro disse…
Sim, e faz tempo isso, né, meu caro? Seguiremos emitindo opiniões e sendo mal interpretados. O problema é calar.

Postagens mais visitadas deste blog

5 ANOS DE BLOG - PARTICIPE DA PROMOSHARE

Hoje, nós da empresa, completamos 5 anos de blog. Vamos dar o play para entrar no clima:                         #POLÊMICA: sempre preferi o parabéns da Angélica em vez de o da Xuxa. O que não quer dizer que eu ame a Angélica, claro, por mim ela pode ir pra casa do caralho. ENFIM, VAMOS CELEBRAR! 5 ANOS DE MERDA ININTERRUPTA AQUI! UHUL, HEIN? Era 22 de dezembro de 2010, estava euzinha encerrando mais um semestre da faculdade de Jornalismo, meio desgraçada da cabeça (sempre, né), entediadíssima no Orkut, quando finalmente tomei coragem e decidi dar a cara a tapa. Trouxe todas as minhas tralhas para o Blogspot e a esperança de mudar alguma coisa. Infindáveis crônicas começaram a ganhar o mundo e a me deixar mais desgraçada da cabeça ainda: sei lá, escrever é uma forma de ficar nua, de se deixar analisar, de ser sincero até a última gota, e isso nem sempre é bom negócio. Mas, enfim, felizmente tenho sobrevivido sem grandes traumas - mas não sem grandes catarses, por isso esse n

Família Felipe Neto

Eu já queria falar sobre isso há um bom tempo, e, enquanto não criar vergonha nessa cara e entrar num mestrado para matar minha curiosidade de por que caralhos as pessoas dão audiência para pessoas tão bizarras e nada a ver, a gente vai ter que escrever sobre isso aqui. Quando eu falo ''a gente'', me refiro a mim e às vozes que habitam minha cabeça, tá, queridos? Youtubers... youtubers... sim, Bruna, está acontecendo e faz tempo. Que desgraça essa gente! Ó, pai, por que me abandonaste? Quanto tempo eu dormi? Estamos vivendo uma era de espetacularização tão idiota, mas tão idiota que me faltam palavras, é sério, eu só consigo sentir - como diria o fatídico meme . Não tem a mínima condição de manter a sanidade mental, querendo estudar, trabalhar, evoluir quando pegar uma câmera, do celular mesmo, sair falando um monte de merda e enriquecer com isso ficou tão fácil. Vamos usar um case bem ridículo aqui? Vamos.  Dia desses, esta comunicóloga que vos fala, fazendo suas

Flores no lamaçal de creme de avelã

Tenho feito um severo exercício de autocrítica nos últimos tempos - exercício esse que, somado a um problema pessoal bem pontual, me deixou sem tesão algum de escrever. Mas voltei para uma transadinha rápida e certeira. Um mea culpa inspirado nos velhos tempos - desta vez sem o deboche costumeiro. Realmente quero me retratar. H á alguns meses, q uando escrevi, estupefata de indignações diversas, sobre youtubers, eu nunca estive tão certa do que escrevia. Sigo achando que o Youtube amplificou a voz dos imbecis e vem cooptando principalmente crianças a uma sintomática era da baboseira - entre trolladas épicas envolvendo mães e banheiras cheias de nutella , criou-se um nicho bizarro cujo terreno é a falta de discernimento infantil infelizmente. Só que foi aí que residiu meu erro: reduzir a plataforma a um lamaçal de creme de avelã - e nada mais. Não me ative ao fato de que ali coexistem muitos canais interessantíssimos sobre os mais diferentes ramos do conhecimento hum ano , inclusive