Pular para o conteúdo principal

Mulher de verdade

Sou uma feminista medíocre, raramente milito em detrimento de minhas rotinas pessoais. Mas nunca fui escrachada ou tive minha ''carteirinha'' confiscada no movimento. Sigo me depilando, usando maquiagem e sendo uma romântica insuspeitíssima (é a vênus em libra, perdoa). Eu sou uma mulher de verdade, sabe? Mas também tem mulher de verdade que não é feminista. Mulher de verdade que nem sabe o que é feminismo e por algum motivo acha-o dispensável em sua vida. Também tem mulher de verdade que é feminista e, ao contrário de mim, escolheu não se depilar, usar maquiagem ou acreditar no amor. E tá tudo bem igual. Todas são mulheres de verdade. Todas têm suas dores e vivem segundo as circunstâncias que acharam em seus caminhos. Tem mulher de verdade que gosta de rosas e mulher de verdade que acha isso um saco, tipo eu. Posso receber minha parte esmagando gatinhos?
Tem mulher de verdade que já abortou, muita mulher de verdade que ainda vai abortar. Tem mulher de verdade que já traiu o marido, o namorado. Mulher de verdade que ama outras mulheres. Mulher de verdade que ama mulheres e homens. Mulher de verdade que, por algum motivo, não exerce a maternidade do jeito que disseram que era o certo: ela é solteira e sai todo final de semana para beber com as amigas, mas segue sendo uma puta mulher. Todas nós somos putas. Tem mulher de verdade que nasceu biologicamente com um pênis, e quem é você para dizer que ela não pode? Tem mulher de verdade que milita no movimento negro, mulher de verdade que sofre preconceito étnico, mulher de verdade de dreadlocks e tranças, tem mulher de verdade que alisa o cabelo. Tem muita mulher de verdade nas tribos indígenas que resistem nesse país imenso. Tem mulher de verdade gorda e magra. Tem mulher de verdade com deficiência física. Tem mulher de verdade que não quer ter filhos. Tem mulher de verdade que teve filhos mas não queria. Casou mas não queria. Tem mulher de verdade que quer casar e cuidar somente da casa, qual o problema? Pensar que só essa vida é bacana é que é problemático.
Tem mulher de verdade que é chamada de guerreira, mas intimamente está cansada desse embate em que só ela cozinha, só ela limpa, só ela cuida, só ela organiza, só ela, só ela, porque culturalmente foi ensinada que só ela DEVE - do contrário, seria uma pessoa sem brio. Ou alguém que não valeria a pena ter ao lado como namorada, esposa. Sabe, você não é guerreira, você é oprimida. Mas isso não é vergonhoso. Vergonha é oprimir, protegido pelo manto sagrado do ''mamãe me ama, faz tudo por mim''. Vergonha é não lavar um copo sequer na pia, já que ''aquela moça que trabalha aqui é paga pra isso.'' Não é?
Tem mulher de verdade de tudo que é jeito. E todas elas são muito de verdade, porque só elas sabem a delícia e a dor de serem o que são. Menos florzinha e promoção sexista e mais empatia, que tal?







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 ANOS DE BLOG - PARTICIPE DA PROMOSHARE

Hoje, nós da empresa, completamos 5 anos de blog. Vamos dar o play para entrar no clima:                         #POLÊMICA: sempre preferi o parabéns da Angélica em vez de o da Xuxa. O que não quer dizer que eu ame a Angélica, claro, por mim ela pode ir pra casa do caralho. ENFIM, VAMOS CELEBRAR! 5 ANOS DE MERDA ININTERRUPTA AQUI! UHUL, HEIN? Era 22 de dezembro de 2010, estava euzinha encerrando mais um semestre da faculdade de Jornalismo, meio desgraçada da cabeça (sempre, né), entediadíssima no Orkut, quando finalmente tomei coragem e decidi dar a cara a tapa. Trouxe todas as minhas tralhas para o Blogspot e a esperança de mudar alguma coisa. Infindáveis crônicas começaram a ganhar o mundo e a me deixar mais desgraçada da cabeça ainda: sei lá, escrever é uma forma de ficar nua, de se deixar analisar, de ser sincero até a última gota, e isso nem sempre é bom negócio. Mas, enfim, felizmente tenho sobrevivido sem grandes traumas - mas não sem grandes catarses, por isso esse n

Família Felipe Neto

Eu já queria falar sobre isso há um bom tempo, e, enquanto não criar vergonha nessa cara e entrar num mestrado para matar minha curiosidade de por que caralhos as pessoas dão audiência para pessoas tão bizarras e nada a ver, a gente vai ter que escrever sobre isso aqui. Quando eu falo ''a gente'', me refiro a mim e às vozes que habitam minha cabeça, tá, queridos? Youtubers... youtubers... sim, Bruna, está acontecendo e faz tempo. Que desgraça essa gente! Ó, pai, por que me abandonaste? Quanto tempo eu dormi? Estamos vivendo uma era de espetacularização tão idiota, mas tão idiota que me faltam palavras, é sério, eu só consigo sentir - como diria o fatídico meme . Não tem a mínima condição de manter a sanidade mental, querendo estudar, trabalhar, evoluir quando pegar uma câmera, do celular mesmo, sair falando um monte de merda e enriquecer com isso ficou tão fácil. Vamos usar um case bem ridículo aqui? Vamos.  Dia desses, esta comunicóloga que vos fala, fazendo suas

Flores no lamaçal de creme de avelã

Tenho feito um severo exercício de autocrítica nos últimos tempos - exercício esse que, somado a um problema pessoal bem pontual, me deixou sem tesão algum de escrever. Mas voltei para uma transadinha rápida e certeira. Um mea culpa inspirado nos velhos tempos - desta vez sem o deboche costumeiro. Realmente quero me retratar. H á alguns meses, q uando escrevi, estupefata de indignações diversas, sobre youtubers, eu nunca estive tão certa do que escrevia. Sigo achando que o Youtube amplificou a voz dos imbecis e vem cooptando principalmente crianças a uma sintomática era da baboseira - entre trolladas épicas envolvendo mães e banheiras cheias de nutella , criou-se um nicho bizarro cujo terreno é a falta de discernimento infantil infelizmente. Só que foi aí que residiu meu erro: reduzir a plataforma a um lamaçal de creme de avelã - e nada mais. Não me ative ao fato de que ali coexistem muitos canais interessantíssimos sobre os mais diferentes ramos do conhecimento hum ano , inclusive