Pular para o conteúdo principal

Mães guerreiras e filhos do Christopher

A maternidade me fascina, mas não de um jeito acolhedor, como se eu quisesse ser genitora algum dia. Meu fascínio é meramente curioso, um mero voyeurismo social de uma mente questionadora além da conta - e que sofre por ser assim muitas vezes. Quem entende de verdade as mães? 
Quem me lê há tempos, sabe que ser mãe não é um sonho na minha vida - desconfio de que nunca será -, porém não é por ser essa montanha de gelo que não se imagina chamando o Chris Evans II pro banho, que eu não me atraia pelo caráter político da coisa. Tá, pensei melhor: ser mãe dos filhos de Christopher seria lindo. Daria à luz um time de futebol-sete tranquilinho. Imagina que amorzinho todos andandinhos vestidos de Capitão América igual ao papai? De camisetinha do New England Patriots???? AWNNNNNNN OK PAREI   
O fato é que mães têm minha total compreensão e apoio, além de empática inquietação. Essa coisa que a sociedade espera, de que sejam heroínas, desfaleçam pela prole, se destruam por casamentos fracassados, abdiquem da vida pessoal pelo bem estar dos filhos, tudo isso me deixa doente das ideias. "Ai, mas não é bem assim, Bruna". Vocês sabem que é, apontar o dedo sujo para mulheres que são mães é esporte nacional. Talvez por isso, inconscientemente, eu tenha desistido da empreitada. Entre ser escrota ao afirmar isso e perder minha liberdade, ser escrota é minha meta desde criancinha. 
Mãe não nasce sabendo ser mãe. Essa brincadeira de cuidar de outro ser humano é loucura, vocês têm noção da cilada? Respeito muito, porque eu não tenho o dom. Admiro, mas também planto a sementinha da desobediência. Rebelem-se, mães! Ou me chamem para trocarmos umas ideias, sem julgamentos, sem seriedade, ao melhor estilo ''respostas sacanas para perguntas cretinas''. Eu, felizmente, mesmo sendo essa enviada do demônio, tive muita sorte na vida. Putz, sou abençoada! Tenho uma mãe fora de série, um verdadeiro mulherão da porra cuidando de mim desde que nasci, naquele domingo ensolarado de agosto. Mas minha mãe sofre, minha mãe não sabe tudo, minha mãe tem dúvidas, minha mãe já fez muita burrada. Não me levem a mal, mas sempre penso que nós, os filhos desses seres humanos incríveis, carregamos o peso de muitos traumas deles próprios nas costas. Vai saber se não é por causa delas que vivemos mergulhados em ansiolíticos e entupimos as salas de espera de terapeutas diversos? Ter ciência disso, na melhor das hipóteses, pode nos ajudar a julgar menos as realidades que se apresentam. Elas estão fazendo o melhor que podem - e tudo isso tateando no escuro. 
Por isso estas palavras hoje, nesse dia marcado por hipocrisias - como é de se esperar de todo amor mercantilizado por datas medíocres, que fazem com que nos sintamos uns lixos se não gastarmos uma nota numa cesta de café da manhã. Por isso não me apetecem, mesmo que façam muitas queridas alegres, dedicatórias como guerreira, deusa, etc. Ninguém conhece os medos dos guerreiros. E, no fundo, o que eles mais queriam na vida é que soubéssemos que eles também podem sangrar.
   







Auxiliou no post: 

Valsa Epônina - Izumi Tateno







    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 ANOS DE BLOG - PARTICIPE DA PROMOSHARE

Hoje, nós da empresa, completamos 5 anos de blog. Vamos dar o play para entrar no clima:                         #POLÊMICA: sempre preferi o parabéns da Angélica em vez de o da Xuxa. O que não quer dizer que eu ame a Angélica, claro, por mim ela pode ir pra casa do caralho. ENFIM, VAMOS CELEBRAR! 5 ANOS DE MERDA ININTERRUPTA AQUI! UHUL, HEIN? Era 22 de dezembro de 2010, estava euzinha encerrando mais um semestre da faculdade de Jornalismo, meio desgraçada da cabeça (sempre, né), entediadíssima no Orkut, quando finalmente tomei coragem e decidi dar a cara a tapa. Trouxe todas as minhas tralhas para o Blogspot e a esperança de mudar alguma coisa. Infindáveis crônicas começaram a ganhar o mundo e a me deixar mais desgraçada da cabeça ainda: sei lá, escrever é uma forma de ficar nua, de se deixar analisar, de ser sincero até a última gota, e isso nem sempre é bom negócio. Mas, enfim, felizmente tenho sobrevivido sem grandes traumas - mas não sem grandes catarses, por isso esse n

Família Felipe Neto

Eu já queria falar sobre isso há um bom tempo, e, enquanto não criar vergonha nessa cara e entrar num mestrado para matar minha curiosidade de por que caralhos as pessoas dão audiência para pessoas tão bizarras e nada a ver, a gente vai ter que escrever sobre isso aqui. Quando eu falo ''a gente'', me refiro a mim e às vozes que habitam minha cabeça, tá, queridos? Youtubers... youtubers... sim, Bruna, está acontecendo e faz tempo. Que desgraça essa gente! Ó, pai, por que me abandonaste? Quanto tempo eu dormi? Estamos vivendo uma era de espetacularização tão idiota, mas tão idiota que me faltam palavras, é sério, eu só consigo sentir - como diria o fatídico meme . Não tem a mínima condição de manter a sanidade mental, querendo estudar, trabalhar, evoluir quando pegar uma câmera, do celular mesmo, sair falando um monte de merda e enriquecer com isso ficou tão fácil. Vamos usar um case bem ridículo aqui? Vamos.  Dia desses, esta comunicóloga que vos fala, fazendo suas

Flores no lamaçal de creme de avelã

Tenho feito um severo exercício de autocrítica nos últimos tempos - exercício esse que, somado a um problema pessoal bem pontual, me deixou sem tesão algum de escrever. Mas voltei para uma transadinha rápida e certeira. Um mea culpa inspirado nos velhos tempos - desta vez sem o deboche costumeiro. Realmente quero me retratar. H á alguns meses, q uando escrevi, estupefata de indignações diversas, sobre youtubers, eu nunca estive tão certa do que escrevia. Sigo achando que o Youtube amplificou a voz dos imbecis e vem cooptando principalmente crianças a uma sintomática era da baboseira - entre trolladas épicas envolvendo mães e banheiras cheias de nutella , criou-se um nicho bizarro cujo terreno é a falta de discernimento infantil infelizmente. Só que foi aí que residiu meu erro: reduzir a plataforma a um lamaçal de creme de avelã - e nada mais. Não me ative ao fato de que ali coexistem muitos canais interessantíssimos sobre os mais diferentes ramos do conhecimento hum ano , inclusive