Pular para o conteúdo principal

Para minha mãe

Não vou resvalar no clichê de dizer que ''minha mãe é a melhor do mundo'', isso é uma falácia ridícula. Mas, sem dúvida, ela é a melhor que eu poderia ter neste mundo - muitas vezes sem ser digna de tal. Sou abençoada. Só que, segundo ela, eu faço por merecer tudo de maravilhoso que ela faz. "Eu amo meus filhinhos amados'' - ela diz, como que tentando justificar todas as renúncias que fez e faz por mim e meu irmão. E eu rio condescendentemente porque sei que filho também sabe ser bem cruel quando quer. E seguimos neste equilibrar de fraquezas e erros com um balaio de amor e cumplicidade. Porque, apesar das diferenças evidentes, somos cúmplices. E falamos com vozes de criancinha. E eu, passional que nasci, falo tudo que me vem à cabeça com cobertura de chocolate. E chego a enjoá-la de tanto açúcar. Eu enjoo todos, vocês sabem.
A gente não tem uma relação perfeita. A gente já brigou muito. Felizmente, esses tempos ficaram na adolescência, aquela demônia, e hoje em dia quase podemos brincar de perfeição. Atualmente, mais politizada e consciente do meu papel, eu tolero mais, eu converso mais, eu escuto mais a minha amada. Eu trato de fazer valer todo o amor com que fui recebida naquele domingo de 1989 - ensolarado e lindo, como ouvi dizer. Eu trato de ensolarar os dias dela com piadinhas bobas e camas arrumadas, que este capricórnio é uma coisinha irritantemente organizada e avessa a bagunças. Para ela, também não deve ser fácil conviver com um leãozinho imaginativo, preguiçoso - que quer brilhar sem trabalhar muito -  e que tem tendência suicida de brincar com a paciência e os horários alheios. Aliás, tem isso: mamãe é insuportavelmente pontual. ''Tu tem que viver com mais aventura, mãe!'' - eu digo. E a gente cai na risada, porque sabemos que nenhuma de nós vai mudar. Mas a gente se ama. Muito. Demais. Incondicionalmente. E se ajuda, se fortalece, principalmente, porque somos mulheres e entendemos como é ser e vivenciar toda a construção social que deriva disso. Eu empodero minha mãe todos os dias. Mais que tratá-la como uma divindade - que embora eu suspeite que ela é, tamanha dedicação -, eu aprendi a enaltecê-la como sujeito de sua história. Eu escondo aquelas revistas femininas que ela compra, digo que ela é linda e não precisa delas. Ela me xinga e diz para eu parar de ser chata. Eu digo que minha chatice é crônica e necessária, e ensaio um papo cabeça. Ela ouve e arremata: como tu fala bonito, Bruninha! O que seria da minha autoestima jornalística sem essa linda? O que seria de mim sem esse colo que parece me blindar, de maneira sobrenatural, de todo e qualquer mal? Eu seria algo, com certeza, mas possivelmente alguém vazio, alguém opaco e sem vida.
Eu simplesmente amo como ela sabe ser prática e eficiente em tudo que faz, ao contrário de mim, que sou uma lesma e me distraio até com a brisa passando. E amo o fato de ela ter uma espécie de coringa para me consolar sempre que possível - os coringas mudam, mas geralmente atendem pelo nome de ''presente'', do latim agradaris filhes adultis mimadis. E pior que eu nem sinto vergonha. E se não é problema pra mim, não é pra mais ninguém.
Mamãe e eu adoramos ABBA, mas eu queria que dividíssemos mais bandas, aquelas barulheiras que eu escuto e vão ''me deixar surda''. Porém, em algo somos convictas: Crazy, cantada pelo Julio Iglesias, é uma coisinha muito desestabilizadora. Eu fico com os roquinhos e ela fica com as tentativas de me fazer tirar ''aquela merda dos ouvidos'', essa linda, que sabe bem a teimosia que carrego no sangue.
Minha mãe é um doce, um amor, um coração maravilhoso, é o meu coelhinho de estimação, minha terapeuta, minha paz, minha filhotinha, meu amor. Meu irmão e eu somos muito sortudos na vida por ter alguém tão iluminado ao nosso lado. Feliz dia, minha baby galota. Mesmo que seja um dia babaca e comercial e que a gente não precise dele para sentir o laço indescritível que nos une e.........

OK, PAREI.









  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 ANOS DE BLOG - PARTICIPE DA PROMOSHARE

Hoje, nós da empresa, completamos 5 anos de blog. Vamos dar o play para entrar no clima:                         #POLÊMICA: sempre preferi o parabéns da Angélica em vez de o da Xuxa. O que não quer dizer que eu ame a Angélica, claro, por mim ela pode ir pra casa do caralho. ENFIM, VAMOS CELEBRAR! 5 ANOS DE MERDA ININTERRUPTA AQUI! UHUL, HEIN? Era 22 de dezembro de 2010, estava euzinha encerrando mais um semestre da faculdade de Jornalismo, meio desgraçada da cabeça (sempre, né), entediadíssima no Orkut, quando finalmente tomei coragem e decidi dar a cara a tapa. Trouxe todas as minhas tralhas para o Blogspot e a esperança de mudar alguma coisa. Infindáveis crônicas começaram a ganhar o mundo e a me deixar mais desgraçada da cabeça ainda: sei lá, escrever é uma forma de ficar nua, de se deixar analisar, de ser sincero até a última gota, e isso nem sempre é bom negócio. Mas, enfim, felizmente tenho sobrevivido sem grandes traumas - mas não sem grandes catarses, por isso esse n

Família Felipe Neto

Eu já queria falar sobre isso há um bom tempo, e, enquanto não criar vergonha nessa cara e entrar num mestrado para matar minha curiosidade de por que caralhos as pessoas dão audiência para pessoas tão bizarras e nada a ver, a gente vai ter que escrever sobre isso aqui. Quando eu falo ''a gente'', me refiro a mim e às vozes que habitam minha cabeça, tá, queridos? Youtubers... youtubers... sim, Bruna, está acontecendo e faz tempo. Que desgraça essa gente! Ó, pai, por que me abandonaste? Quanto tempo eu dormi? Estamos vivendo uma era de espetacularização tão idiota, mas tão idiota que me faltam palavras, é sério, eu só consigo sentir - como diria o fatídico meme . Não tem a mínima condição de manter a sanidade mental, querendo estudar, trabalhar, evoluir quando pegar uma câmera, do celular mesmo, sair falando um monte de merda e enriquecer com isso ficou tão fácil. Vamos usar um case bem ridículo aqui? Vamos.  Dia desses, esta comunicóloga que vos fala, fazendo suas

Flores no lamaçal de creme de avelã

Tenho feito um severo exercício de autocrítica nos últimos tempos - exercício esse que, somado a um problema pessoal bem pontual, me deixou sem tesão algum de escrever. Mas voltei para uma transadinha rápida e certeira. Um mea culpa inspirado nos velhos tempos - desta vez sem o deboche costumeiro. Realmente quero me retratar. H á alguns meses, q uando escrevi, estupefata de indignações diversas, sobre youtubers, eu nunca estive tão certa do que escrevia. Sigo achando que o Youtube amplificou a voz dos imbecis e vem cooptando principalmente crianças a uma sintomática era da baboseira - entre trolladas épicas envolvendo mães e banheiras cheias de nutella , criou-se um nicho bizarro cujo terreno é a falta de discernimento infantil infelizmente. Só que foi aí que residiu meu erro: reduzir a plataforma a um lamaçal de creme de avelã - e nada mais. Não me ative ao fato de que ali coexistem muitos canais interessantíssimos sobre os mais diferentes ramos do conhecimento hum ano , inclusive