Pular para o conteúdo principal

Deveria haver mais Fernandões

O Fernandão, ídolo colorado falecido ano passado em um triste acidente de helicóptero em Goiás, desde que havia ganhado projeção no futebol há alguns anos, sempre me chamou atenção pelo que dizia. É curioso como eu sempre parava para escutar alguma fala sua na televisão, por exemplo. Alguma coisa de fundamento ia sair, era meio sintomático. Destoava até com certa inocência da massa de entrevistas futebolísticas caricatas e que beiram a robotização desde sempre - e que, aliás, vide anos 2010 e tantos, seguem ridículas e previsíveis. Mas não era esnobismo; era lucidez - e esses dois, poxa, são bem diferentes. Me lembro de uma vez - devia eu contar uns 17, 18 anos - ter saído uma reportagem em um jornal impresso de prestígio aqui do estado acerca da homossexualidade no futebol e de como há uma cultura machista e heteronormativa dentro deste espaço, tido ainda como só para machões e gaúchos malvadões e ogros graaaaw. Em meio a falas bizarras e carentes de profundidade, o homem saiu-se com uma que calaria a boca da legião de Malafaias de hoje. Fiquei pensativa. Eu, com o meu gremismo entalado na garganta, não tive outra escolha senão admitir que o cara era de fato inspirador.
Eu realmente não saberia dizer com exatidão como um ídolo é criado ou como seu simbolismo ecoa no inconsciente coletivo de milhares de fanáticos puro coração. Há muitos fatores envolvidos nisso. Em se tratando do capitão, existe toda uma safra de títulos gloriosos e bons resultados dentro de campo - talvez muitos do que lamentam hoje sua partida tão precoce até se lembrem mais disso, em detrimento do lado mais político do jogador. Só sei que o futebol precisa de mais caras assim. De mais pessoas que questionem e que se recusem a serem meros fantoches que lamentam, ensaiados, ''que não deu pra trazer os três pontos, vamo ver o que o professor vai falar'' - cuspida pro lado. Pode soar elitista isso, mas que nada, é bem o contrário. O futebol pode ser, sim, um meio de transgredir e de ser ferramenta política. De azucrinar a acomodação alheia.
Sabe, tenho acompanhado pouco de futebol hoje em dia, já fui bem mais fã. Li algumas coisas aí, fiquei encucada e vi como o meio pode ser mesquinho, perverso e alienante. Sigo gostando de mata-matas que terminam em pênaltis, no entanto. Não nego que ele, o futebol, por toda sua simbologia, mexe com uma parte muito sensível de nós - e que nos deixa abobalhados como uma criança de cinco anos num parque de diversões. Todavia, contudo, entretanto, isso eu também acho em outros esportes, esporte, esse lindo. Só eu sei o que eu sinto quando vejo a bandeira do meu país tremulando no pódio de uma olimpíada. Só a gente sabe. Só os noruegueses sabem a dor e a delícia de serem o que são. Só os senegaleses sabem a dor e a delícia idem. Enfim, o esporte é para todos. Só sei que no futebol, deveria haver mais Fernandões. Deveria haver, além de gols, mais palavras para deixar o rabinho do orgulho do torcedor rival no meio das pernas, fazendo-o engolir umas verdades. 





  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 ANOS DE BLOG - PARTICIPE DA PROMOSHARE

Hoje, nós da empresa, completamos 5 anos de blog. Vamos dar o play para entrar no clima:                         #POLÊMICA: sempre preferi o parabéns da Angélica em vez de o da Xuxa. O que não quer dizer que eu ame a Angélica, claro, por mim ela pode ir pra casa do caralho. ENFIM, VAMOS CELEBRAR! 5 ANOS DE MERDA ININTERRUPTA AQUI! UHUL, HEIN? Era 22 de dezembro de 2010, estava euzinha encerrando mais um semestre da faculdade de Jornalismo, meio desgraçada da cabeça (sempre, né), entediadíssima no Orkut, quando finalmente tomei coragem e decidi dar a cara a tapa. Trouxe todas as minhas tralhas para o Blogspot e a esperança de mudar alguma coisa. Infindáveis crônicas começaram a ganhar o mundo e a me deixar mais desgraçada da cabeça ainda: sei lá, escrever é uma forma de ficar nua, de se deixar analisar, de ser sincero até a última gota, e isso nem sempre é bom negócio. Mas, enfim, felizmente tenho sobrevivido sem grandes traumas - mas não sem grandes catarses, por isso esse n

Família Felipe Neto

Eu já queria falar sobre isso há um bom tempo, e, enquanto não criar vergonha nessa cara e entrar num mestrado para matar minha curiosidade de por que caralhos as pessoas dão audiência para pessoas tão bizarras e nada a ver, a gente vai ter que escrever sobre isso aqui. Quando eu falo ''a gente'', me refiro a mim e às vozes que habitam minha cabeça, tá, queridos? Youtubers... youtubers... sim, Bruna, está acontecendo e faz tempo. Que desgraça essa gente! Ó, pai, por que me abandonaste? Quanto tempo eu dormi? Estamos vivendo uma era de espetacularização tão idiota, mas tão idiota que me faltam palavras, é sério, eu só consigo sentir - como diria o fatídico meme . Não tem a mínima condição de manter a sanidade mental, querendo estudar, trabalhar, evoluir quando pegar uma câmera, do celular mesmo, sair falando um monte de merda e enriquecer com isso ficou tão fácil. Vamos usar um case bem ridículo aqui? Vamos.  Dia desses, esta comunicóloga que vos fala, fazendo suas

Flores no lamaçal de creme de avelã

Tenho feito um severo exercício de autocrítica nos últimos tempos - exercício esse que, somado a um problema pessoal bem pontual, me deixou sem tesão algum de escrever. Mas voltei para uma transadinha rápida e certeira. Um mea culpa inspirado nos velhos tempos - desta vez sem o deboche costumeiro. Realmente quero me retratar. H á alguns meses, q uando escrevi, estupefata de indignações diversas, sobre youtubers, eu nunca estive tão certa do que escrevia. Sigo achando que o Youtube amplificou a voz dos imbecis e vem cooptando principalmente crianças a uma sintomática era da baboseira - entre trolladas épicas envolvendo mães e banheiras cheias de nutella , criou-se um nicho bizarro cujo terreno é a falta de discernimento infantil infelizmente. Só que foi aí que residiu meu erro: reduzir a plataforma a um lamaçal de creme de avelã - e nada mais. Não me ative ao fato de que ali coexistem muitos canais interessantíssimos sobre os mais diferentes ramos do conhecimento hum ano , inclusive