Pular para o conteúdo principal

Sobre selfies com teor religioso e ser cristã

Penso nunca ter falado exclusivamente sobre religião, fé, Deus e afins aqui. E, bem no fim, me inspirei, após ter escarnecido lindamente no Twitter de fotos - as chamadas selfies - em que as pessoas citam versículos bíblicos. Se eu fosse alguma coisa de prestígio na vida, eu estaria em O Globo, n'A Folha dando entrevista e tentando contornar a polêmica. Mas como eu sou um nadinha - um nadinha de muito potencial, é bom que se diga -, vou aproveitar minha total anonimidade e deliberar. Selfies com citações religiosas são bizarras. São ridículas. Eu rio pra caralho. A selfie, antropologicamente falando, já carrega um teor de ridículo e presunção, convenhamos. Já postei selfies? Claro! Quem nunca? Mas tenho noção da gama de construções que isso envolve. Eu, ali, me vangloriando de mim mesma e do meu sex appeal questionável, não deixo de ser uma caricatura de mim mesma. A gente é ridículo por natureza, não há por que temer. O problema reside, na minha opinião, em realmente se achar grande coisa ao postar uma foto de um rostinho perfeito, de um corpinho conseguido com muita privação e Whey Protein. Que foco, força e fé o quê, cara? Cê não descobriu a cura do câncer, relaxa aí. Cê só se disciplinou, coisa que qualquer mortal com um mínimo de teimosia e estratégia faz. Beleza. Agora, foto da fuça com citação bíblica realmente desafia meu entendimento da vida. Quer dizer, partindo do que está no livrinho sagrado, o egocentrismo não iria contra toda uma vida de exemplos que Jota Cê nos deu? Jota Cê era humildão. Jota Cê abominava as frivolidades a que a carne humana se prestava, logo, não consigo não problematizar. Elas realmente me aterrorizam. Eu não consigo resistir, pessoal. Rezem um terço pela minha pequeneza espiritual, se a errada for eu.
Voltando ao que foi dito na entrada deste texto... e caso você tenha aguentado aqui, eu realmente não me considero ateia. Sem religião, talvez. Porém, eu acredito em algo superior. Não em um cara barbudo e de olhos azuis, como Hollywood adoraria que fosse. Mas deve haver algo do lado de lá. Para mim - eu digo PARA MIM -, a ideia de algo que continua em outra dimensão me traz paz interior. Acredito em lei do retorno. Acredito em bem, em escolhas e que tudo que fizemos tem uma consequência que ecoa por sei lá quanto tempo. Acredito em empatia e desprendimento. Acredito em Deus? Sim. Apesar de que, como diria Atahualpa Yupanquié seguro que ele almuerza en la mesa del patrón. Eu tenho muitos questionamentos dentro desta cabeça castanha, a propósito até da letra que citei. Mas já rezei e rezo sempre que me encontro atormentada, e sei lá para quem direciono minha fé. Padres e pastores não fazem meu tipo, e eu os respeito tanto quanto um sorvete de casquinha, ou seja. Igrejas idem. Fui batizada, fiz eucaristia e crisma, mas sei lá, muita coisa que a turma do Vaticano pregou e segue pregando me dá vontade de vomitar. Cristianismo e Inquisição, por exemplo, é um caso de amor que não me desce. Ah, claro, vomito como boa cristã, na surdina. Não concordo que religiões governem a vida privada das pessoas e que seus representantes tenham tanto poder político nas mãos - poder este que, aliás, interfere na validade de direitos civis de outros grupos. Serei eu uma menina má? Só o tempo dirá. Quando eu passar para o lado de lá, volto pra contar como é e se estou sendo muito castigada. Mas, por enquanto, seguirei rindo das fotos. Com gosto. 




             
*Falei essencialmente sobre Cristianismo aqui, por ser a doutrina a que fui apresentada desde cedo e com a qual tive relação por muito tempo na vida.  
    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família Felipe Neto

Eu já queria falar sobre isso há um bom tempo, e, enquanto não criar vergonha nessa cara e entrar num mestrado para matar minha curiosidade de por que caralhos as pessoas dão audiência para pessoas tão bizarras e nada a ver, a gente vai ter que escrever sobre isso aqui. Quando eu falo ''a gente'', me refiro a mim e às vozes que habitam minha cabeça, tá, queridos? Youtubers... youtubers... sim, Bruna, está acontecendo e faz tempo. Que desgraça essa gente! Ó, pai, por que me abandonaste? Quanto tempo eu dormi? Estamos vivendo uma era de espetacularização tão idiota, mas tão idiota que me faltam palavras, é sério, eu só consigo sentir - como diria o fatídico meme . Não tem a mínima condição de manter a sanidade mental, querendo estudar, trabalhar, evoluir quando pegar uma câmera, do celular mesmo, sair falando um monte de merda e enriquecer com isso ficou tão fácil. Vamos usar um case bem ridículo aqui? Vamos.  Dia desses, esta comunicóloga que vos fala, fazendo suas

Flores no lamaçal de creme de avelã

Tenho feito um severo exercício de autocrítica nos últimos tempos - exercício esse que, somado a um problema pessoal bem pontual, me deixou sem tesão algum de escrever. Mas voltei para uma transadinha rápida e certeira. Um mea culpa inspirado nos velhos tempos - desta vez sem o deboche costumeiro. Realmente quero me retratar. H á alguns meses, q uando escrevi, estupefata de indignações diversas, sobre youtubers, eu nunca estive tão certa do que escrevia. Sigo achando que o Youtube amplificou a voz dos imbecis e vem cooptando principalmente crianças a uma sintomática era da baboseira - entre trolladas épicas envolvendo mães e banheiras cheias de nutella , criou-se um nicho bizarro cujo terreno é a falta de discernimento infantil infelizmente. Só que foi aí que residiu meu erro: reduzir a plataforma a um lamaçal de creme de avelã - e nada mais. Não me ative ao fato de que ali coexistem muitos canais interessantíssimos sobre os mais diferentes ramos do conhecimento hum ano , inclusive

Era só ter colocado na lista

Vou fazer uns pães de queijo. Bah, não tem queijo. Mas tu não foi ao mercado? Fui... Silêncio.  Tu não compra nada que não esteja na lista? Não.  Entendi boa parte da vida nesta pérola da crônica familiar, que deve ser realidade em muitos lares brasileiros. E é. Homens num geral não vivem realmente nos lugares que habitam, consideram-nos hotéis, um respiro onde comem, dormem e passam um pouco de tempo inertes, antes de voltar ao que de fato interessa: construir prédios, gerenciar guerras, fabricar cerveja artesanal, proibir mulheres de abortarem, dominar a política, etc. Mesmo que queiram ardentemente uma fatia de queijo mais tarde. É claro que há exceções (eu sei que nem todo homem , fica na paz de Santa Cher aí, irmãozinho), provavelmente os que moram sozinhos e se obrigam a pensar sobre trivialidades da casa, afinal, ninguém fará por eles. Entretanto, em se tratando de famílias formadas por casais heterossexuais com filhos, algo muito forte me diz que o diálogo