Pular para o conteúdo principal

3 coisas que aprendi no banho passado


         Vocês sabem, né? Estar vivo é, digamos, metáfora de aprendizado. Aprende-se. Erra-se. Convence-se. Erra-se outra vez. Às vezes, nunca se aprende. O risco é grande, claro, mas, ainda assim, vale a pena. No fundinho, sempre fica uma lição meio torta, um conselho meio capenga cansado de ser citado, e pouco seguido, uma experiência que arranca algum sorriso bobo na face por onde já escorreram tantas lágrimas. Sempre ficam resquícios, marcas, cicatrizes... que remédio! Pior é sentar na cadeira, esperando alguém chamar para dançar. Na dúvida, o negócio é dançar sozinho. No escuro, na frente do espelho pelado ou na festa pavorosa onde só os fracassados ficaram. Ninguém vai fazer isso por nós, não custa lembrar.
           Não se trata de autoajuda barata, meus caros, mas, sim, de um tutorial honesto para tentar ver paisagens rosas em paredes que insistem em aparecer cinzas, feias, sem vida. Acompanhem três constatações que me visitaram, enquanto eu tomava banho, na última noite.

1- SEJA EGOÍSTA:

           Com todo o seu coração, com toda a sua alma, como todo o seu pseudo-amor, com o todo o seu narcisismo ridículo. Se ame, se valorize, não se negligencie, não se anule, não se maltrate, não se castigue, não se torne um rascunho de si próprio. Seja seu melhor amigo sempre, dedique seus minutos preciosos na terra a se conhecer. Acreditem, isso é muito difícil - ainda mais hoje em dia, com os critérios cada vez mais abstratos e fora de compreensão. Não escute bandas que não gosta para agradar seu namoradinho crianção. Não diga sim, querendo dizer não. Não abra mão de seus projetos por uma pessoa que não pergunta por eles, quando fala com você. Não perca seu sono por alguém que tem pesadelos com seu rostinho adorável. Alguém pode até dizer que o conteúdo acima é atestado de mediocridade, falsa ilusão de superioridade e o diabo a quatro, mas, até que alguém prove o contrário, o fato é que nós somos nossa única companhia constante. Nossa única opção real de força e de superação. Nós e nós mesmos, esse é o jogo. O ônus de tanto "egoísmo" pode até ser a solidão - esse bicho de sete cabeças - mas, ainda assim, creio ser mais digno. 

2- APRENDA A LIDAR COM AS CIRCUNSTÂNCIAS

         Pensamentos mudam, conceitos mudam, sentimentos mudam, o Top10 da MTV muda, o mundo muda, o foco de atenção a bizarrices muda, o acordo ortográfico muda, os sonhos mudam, os planos mudam, as vontades mudam, os ídolos mudam e, nós obviamente, mudamos. Não sei se para pior ou melhor, mas o fato é que mudamos. Sofremos o diabo, mas mudamos, essa é a ordem natural – o que não quer dizer, entretanto, que não temos palavra, coração ou princípios, mas, sim, que somos idiotas o bastante para aceitarmos que a imprevisibilidade da vida é o barato dela, é a grande sacada. Nós teimamos em fazer planos, criar laços, mas a verdade é que morremos de medinho das circunstâncias, uma vez que elas têm poder, uma espécie de lugar cativo no armário de cada um. São monstras na arte de dar na nossa cara e sair abanando como se nada tivesse ocorrido. Creio que seja prudente fazer amizade e chamá-las para um happy hour, em vez de praguejá-las. Elas costumam jogar a nosso favor, quando bem recebidas. Acolha essas chatas e pronto.

3- NÃO SE "ENTREGUE"

           Por mais que haja uma sucessão de dias ruins, por mais que chova na hora de você sair de casa, por mais que você perca o ônibus e seja obrigado a andar 90 km, por mais que todos façam questão de azedar seu dia. Insista. Brigue. Perservere. Não se entregue! Peleie. Lute. Quando algo der errado, ria de si mesmo, da situação, e recomece. Refaça, retome, reorganize estratégias. Não desista do que quer. Ou desista, sei lá, às vezes as desistências também trazem algo de bom. O fato é que eu querendo dizer, aqui, com esse textinho fuleiro parecido com aqueles milhares que correm as compartilhações facebookianas é que sempre deve haver tentativas. A gênia agridoce, aqui, só se deu conta agora, mas, realmente, nessa vidinha, só comemora quem arrisca. Tenta, quebra a cara, chora desconsolado, ri enlouquecidamente. Em outras palavras: não se entrega. 

        

         


          

Comentários

Tiago disse…
Anda fazendo coisas estranhas no banho ein garotinha! hummm
Bruna Castro disse…
Olha esse Tiago.. AHUEAIEHAUEAHIEAHEAUEHAI indecente

Postagens mais visitadas deste blog

5 ANOS DE BLOG - PARTICIPE DA PROMOSHARE

Hoje, nós da empresa, completamos 5 anos de blog. Vamos dar o play para entrar no clima:                         #POLÊMICA: sempre preferi o parabéns da Angélica em vez de o da Xuxa. O que não quer dizer que eu ame a Angélica, claro, por mim ela pode ir pra casa do caralho. ENFIM, VAMOS CELEBRAR! 5 ANOS DE MERDA ININTERRUPTA AQUI! UHUL, HEIN? Era 22 de dezembro de 2010, estava euzinha encerrando mais um semestre da faculdade de Jornalismo, meio desgraçada da cabeça (sempre, né), entediadíssima no Orkut, quando finalmente tomei coragem e decidi dar a cara a tapa. Trouxe todas as minhas tralhas para o Blogspot e a esperança de mudar alguma coisa. Infindáveis crônicas começaram a ganhar o mundo e a me deixar mais desgraçada da cabeça ainda: sei lá, escrever é uma forma de ficar nua, de se deixar analisar, de ser sincero até a última gota, e isso nem sempre é bom negócio. Mas, enfim, felizmente tenho sobrevivido sem grandes traumas - mas não sem grandes catarses, por isso esse n

Família Felipe Neto

Eu já queria falar sobre isso há um bom tempo, e, enquanto não criar vergonha nessa cara e entrar num mestrado para matar minha curiosidade de por que caralhos as pessoas dão audiência para pessoas tão bizarras e nada a ver, a gente vai ter que escrever sobre isso aqui. Quando eu falo ''a gente'', me refiro a mim e às vozes que habitam minha cabeça, tá, queridos? Youtubers... youtubers... sim, Bruna, está acontecendo e faz tempo. Que desgraça essa gente! Ó, pai, por que me abandonaste? Quanto tempo eu dormi? Estamos vivendo uma era de espetacularização tão idiota, mas tão idiota que me faltam palavras, é sério, eu só consigo sentir - como diria o fatídico meme . Não tem a mínima condição de manter a sanidade mental, querendo estudar, trabalhar, evoluir quando pegar uma câmera, do celular mesmo, sair falando um monte de merda e enriquecer com isso ficou tão fácil. Vamos usar um case bem ridículo aqui? Vamos.  Dia desses, esta comunicóloga que vos fala, fazendo suas

Flores no lamaçal de creme de avelã

Tenho feito um severo exercício de autocrítica nos últimos tempos - exercício esse que, somado a um problema pessoal bem pontual, me deixou sem tesão algum de escrever. Mas voltei para uma transadinha rápida e certeira. Um mea culpa inspirado nos velhos tempos - desta vez sem o deboche costumeiro. Realmente quero me retratar. H á alguns meses, q uando escrevi, estupefata de indignações diversas, sobre youtubers, eu nunca estive tão certa do que escrevia. Sigo achando que o Youtube amplificou a voz dos imbecis e vem cooptando principalmente crianças a uma sintomática era da baboseira - entre trolladas épicas envolvendo mães e banheiras cheias de nutella , criou-se um nicho bizarro cujo terreno é a falta de discernimento infantil infelizmente. Só que foi aí que residiu meu erro: reduzir a plataforma a um lamaçal de creme de avelã - e nada mais. Não me ative ao fato de que ali coexistem muitos canais interessantíssimos sobre os mais diferentes ramos do conhecimento hum ano , inclusive