Pular para o conteúdo principal

O casal que não disse obrigado

Eu sou um tipinho atormentado. Artístico incompreendido. Azedo crônico. Faço piadinhas imbecis e comentários inapropriados. Sou medalha de ouro em deixar as pessoas mudas espumando de ódio em virtude de alguma frase atravessada. Aquela coisa das papas na língua, sabe... é, realmente não tenho. Como diria a Modinha para Gabriela: eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim. Ponto. Mas, indo na contramão disso tudo que escrevi, devo confessar que realmente não me considero uma pessoa mal educada, uma pessoa difícil de conviver em sociedade. Eu sou um doce, meus amigos, por mais contaditório que possa parecer. Eu prezo muito por gentileza no momento em que ponho os pés para fora de casa. Nossa, eu não abro mão! Ninguém tem culpa das misérias que enfrentamos, penso eu. Tá, alguém, às vezes, tem, ok. Mas o caixa do mercado, o atendente da loja, a moça que faz a higienização urbana... poxa, eles não têm nada a ver, nunca serei deliberadamente estúpida com quem nunca olhou na minha cara.
Tá, blá, blá, depois dessa introdução chatíssima e egocêntrica, vamos aos fatos. Há uns dias, fui viajar a fim de resolver pendências. Como sempre, na rodoviária, me ofereceram um assento que já estava ocupado no momento em que entrei no ônibus - e bem no fundo do veículo, lugar sempre intragável de viajar por inúmeras razões (eu costumo ficar tonta, por exemplo). Ok, beleza, vida que segue. Após alguns segundos, um casalzinho chegou perto de onde eu me acomodara e chamou minha atenção: pelo que entendi, era um desafio se desgrudarem e viajarem em poltronas distantes. Até procurei notar se eram gêmeos xifópagos, mas ao que tudo indica cada um tinha o seu corpo. Confesso que tal drama começou a me enervar, logo, sugeri que ficassem com meu lugar, enquanto eu sentava em outro já previamente ocupado. Ok, não foi nada demais, mas o fato é que eu não ouvi um obrigado sequer. Ficamos, a moça que também se disponibilizou a fazer a troca e eu, ali, meio embasbacadas com a total falta de tato dos jovens namorados. Quem sabe fossem mudos, cada um com seus problemas. Mas aquilo ficou me martelando a vida. Até pensei: esse desaforo rende uma crônica. Realmente, é sacrifício demais abrir a boca para agradecer por algo. Pedir por favor, dizer com licença, por gentileza, obrigada, essas coisas supérfluas. O mundo é selva, gentileza é para os fracos, os que ainda não entenderam que o sistema é bruto. Caro leitor, cara leitora, reitero:

EU SIMPLESMENTE NÃO TINHA OBRIGAÇÃO NENHUMA DE CEDER LUGAR OU DE ENCHER O SACO DA OUTRA MOÇA ATRÁS DE MIM, A FIM DE QUE OS POMBINHOS PEGASSEM O PRIMEIRO AVIÃO COM DESTINO À FELICIDADE.

O meu conforto estava garantido. Mas as joias sequer me mandaram à merda. Talvez um ''vai à merda'' já tivesse mudado meu dia. Ou quem sabe, dada a apatia e o espírito de servidão, um ''não fez mais que tua obrigação, querida''. Ao menos, eu teria dado risada, visto que seriam humoristas profissionais.
Eu fiquei pensando. Sim, porque eu sempre penso. Tem muita gente incrível e gentil no mundo, mas também tem muito cuzão mal educado, né? Que lástima. Realmente, talvez as palavras não sejam transformadoras no momento em que são ditas. Mas não dizê-las pode ser incrivelmente mais desastroso. Quem não gosta de ser tratado com gentileza? Com um sorriso, um gracejo? Vai saber se aquele ''muito obrigada, moça'' não vai salvar um dia, uma alma carente de calor humano? A gente não sabe, a vida e as conexões são um mistério. E eu sou uma trouxa, sabemos, mas uma trouxa que sempre deixa o interlocutor mudo, então estamos conversados. Gentileza gera gentileza, casal, aprendam isso. Se forem fazer tatuagens, tatuem isso no antebraço, que ao menos não vai rolar laser corretivo depois.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 ANOS DE BLOG - PARTICIPE DA PROMOSHARE

Hoje, nós da empresa, completamos 5 anos de blog. Vamos dar o play para entrar no clima:                         #POLÊMICA: sempre preferi o parabéns da Angélica em vez de o da Xuxa. O que não quer dizer que eu ame a Angélica, claro, por mim ela pode ir pra casa do caralho. ENFIM, VAMOS CELEBRAR! 5 ANOS DE MERDA ININTERRUPTA AQUI! UHUL, HEIN? Era 22 de dezembro de 2010, estava euzinha encerrando mais um semestre da faculdade de Jornalismo, meio desgraçada da cabeça (sempre, né), entediadíssima no Orkut, quando finalmente tomei coragem e decidi dar a cara a tapa. Trouxe todas as minhas tralhas para o Blogspot e a esperança de mudar alguma coisa. Infindáveis crônicas começaram a ganhar o mundo e a me deixar mais desgraçada da cabeça ainda: sei lá, escrever é uma forma de ficar nua, de se deixar analisar, de ser sincero até a última gota, e isso nem sempre é bom negócio. Mas, enfim, felizmente tenho sobrevivido sem grandes traumas - mas não sem grandes catarses, por isso esse n

Triângulo das Marquises

Nunc a evoluiremos como civilizaç ão enqu anto seguirmos us ando gu ard a-chu v a emb aixo d a m arquise . Refleti a sobre isso ontem, após me deleit ar com um a chuvinh a cretin a e gel ad a que molhou meus pés me f azendo d anç ar j azz involunt ário n a minh a s and áli a e liquidou o restinho de p aciênci a  de um a sem an a em que fui dirigid a, com honr as, por A lmodóv ar num a reprise de Mulheres à beir a de um at aque de nervos.  Com o aspecto de c alç a mij ad a e os óculos de gr au imit ando um p ar a-bris a des avis ado no dilúvio - pouc as cois as irrit am t anto um qu atro-olhos qu anto fic ar com aquel a cois a molh ad a n a c ar a -, fiquei ali n a ru a, resign adíssim a, l ament ando ser t ão burr a e m ais um a vez ter sido inc ap az de lut ar contr a o clim a subtropic al . M as m ais que isso: l amentei a tot al inexistênci a de coletivid ade que imper a assim que s aímos de c as a - quer dizer, isso infelizmente é regr a, m as n ão deix a de indign ar u

Flores no lamaçal de creme de avelã

Tenho feito um severo exercício de autocrítica nos últimos tempos - exercício esse que, somado a um problema pessoal bem pontual, me deixou sem tesão algum de escrever. Mas voltei para uma transadinha rápida e certeira. Um mea culpa inspirado nos velhos tempos - desta vez sem o deboche costumeiro. Realmente quero me retratar. H á alguns meses, q uando escrevi, estupefata de indignações diversas, sobre youtubers, eu nunca estive tão certa do que escrevia. Sigo achando que o Youtube amplificou a voz dos imbecis e vem cooptando principalmente crianças a uma sintomática era da baboseira - entre trolladas épicas envolvendo mães e banheiras cheias de nutella , criou-se um nicho bizarro cujo terreno é a falta de discernimento infantil infelizmente. Só que foi aí que residiu meu erro: reduzir a plataforma a um lamaçal de creme de avelã - e nada mais. Não me ative ao fato de que ali coexistem muitos canais interessantíssimos sobre os mais diferentes ramos do conhecimento hum ano , inclusive