Pular para o conteúdo principal

Em vez de rosa, um cactus

Não sei de onde surgiu a ideia - aparentemente incontestável - de que mulheres são loucas por flores. Deve ter sido mais uma invenção capitalista, certamente. (A propósito, se alguém tiver algum texto elucidativo explicando o porquê de relacionarem rosas, lírios, orquídeas, etc a nós, me indique, realmente tenho gana de saber.) Não tô falando que flores - rosas em especial - são desprezíveis, elas são, sim, cheirosas, embelezam ambientes, são agradáveis, ok. Agora, não me venham oferecer rosinha em Dia Internacional da Mulher, por favor, tenham um pingo de consciência das coisas. Mas que coisas, sua rabugenta que não aceita nenhuma florzinha?
O dia 8 não é para ser comemorado, meus queridos, ele é um dia de militância, de reflexões, dia de ouvir, de aprender, de rever estatísticas - que nem sempre são positivas a nós. O mercado, este escroto pagando de ''gentil'', apenas se apropriou de uma data, cujo significado não tem nada de festivo. Para você que está chegando agora da Disney: o dia 8 tem uma simbologia triste, meu caro, como o Dia da Consciência Negra, por exemplo, que marca o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares. Naturalmente, quem acha normal dar rosinhas e presentes no dia já citado, deve ser o tipo de criatura que parabeniza negros pela passagem ''do seu dia''. É osso, viu?
No Facebook, vi um sem-número de mulheres se dizendo emocionadas pelas ''homenagens'' que receberam no trabalho, que seus maridos até fizeram café na cama para elas, que se orgulham de serem esposas dedicadas e fazerem seus homens felizes... quer dizer, eu sou obrigada a sorrir condescendentemente para isso? Pior foi ter que ler na marra piadistas do naipe do CQC, nos mandando gentilmente lavar louças, nos brindando com montagens em que havia carros mal estacionados e letreiros com um singelo ''Feliz dia da mulher'', entre outras brincadeirinhas inocentes. Ah, por que ser tão chata, ri aí, eu sou descoladão. E eu tenho que me sentir atraída por um estrupício desses?
Que me chamem de mal amada, de chata, o que for, não me importo, mas eu não aceitei nem vou aceitar rosas nunca neste dia. Enquanto eu não puder sair na rua com a roupa que me der na telha sem ouvir ''elogios'' destes galãs que nos presenteiam com rosas vermelhas, não aceitarei. Enquanto eu ainda ler notícias sobre estupros horrorosos, não aceitarei. Enquanto mulheres transexuais ainda sofrerem com piadinhas maldosas na rua, não aceitarei. Enquanto mulheres seguirem sendo assassinadas por estes príncipes modernos que ''amam demais'', não aceitarei. Enquanto formos vítimas de qualquer violência psicológica, não aceitarei. Quem sabe chegue o dia em que poderemos receber flores como mera gentileza, mas, por enquanto, anota aí: vou querer um cactus para combinar com o meu estado de espírito.




   
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 ANOS DE BLOG - PARTICIPE DA PROMOSHARE

Hoje, nós da empresa, completamos 5 anos de blog. Vamos dar o play para entrar no clima:                         #POLÊMICA: sempre preferi o parabéns da Angélica em vez de o da Xuxa. O que não quer dizer que eu ame a Angélica, claro, por mim ela pode ir pra casa do caralho. ENFIM, VAMOS CELEBRAR! 5 ANOS DE MERDA ININTERRUPTA AQUI! UHUL, HEIN? Era 22 de dezembro de 2010, estava euzinha encerrando mais um semestre da faculdade de Jornalismo, meio desgraçada da cabeça (sempre, né), entediadíssima no Orkut, quando finalmente tomei coragem e decidi dar a cara a tapa. Trouxe todas as minhas tralhas para o Blogspot e a esperança de mudar alguma coisa. Infindáveis crônicas começaram a ganhar o mundo e a me deixar mais desgraçada da cabeça ainda: sei lá, escrever é uma forma de ficar nua, de se deixar analisar, de ser sincero até a última gota, e isso nem sempre é bom negócio. Mas, enfim, felizmente tenho sobrevivido sem grandes traumas - mas não sem grandes catarses, por isso esse n

Família Felipe Neto

Eu já queria falar sobre isso há um bom tempo, e, enquanto não criar vergonha nessa cara e entrar num mestrado para matar minha curiosidade de por que caralhos as pessoas dão audiência para pessoas tão bizarras e nada a ver, a gente vai ter que escrever sobre isso aqui. Quando eu falo ''a gente'', me refiro a mim e às vozes que habitam minha cabeça, tá, queridos? Youtubers... youtubers... sim, Bruna, está acontecendo e faz tempo. Que desgraça essa gente! Ó, pai, por que me abandonaste? Quanto tempo eu dormi? Estamos vivendo uma era de espetacularização tão idiota, mas tão idiota que me faltam palavras, é sério, eu só consigo sentir - como diria o fatídico meme . Não tem a mínima condição de manter a sanidade mental, querendo estudar, trabalhar, evoluir quando pegar uma câmera, do celular mesmo, sair falando um monte de merda e enriquecer com isso ficou tão fácil. Vamos usar um case bem ridículo aqui? Vamos.  Dia desses, esta comunicóloga que vos fala, fazendo suas

Flores no lamaçal de creme de avelã

Tenho feito um severo exercício de autocrítica nos últimos tempos - exercício esse que, somado a um problema pessoal bem pontual, me deixou sem tesão algum de escrever. Mas voltei para uma transadinha rápida e certeira. Um mea culpa inspirado nos velhos tempos - desta vez sem o deboche costumeiro. Realmente quero me retratar. H á alguns meses, q uando escrevi, estupefata de indignações diversas, sobre youtubers, eu nunca estive tão certa do que escrevia. Sigo achando que o Youtube amplificou a voz dos imbecis e vem cooptando principalmente crianças a uma sintomática era da baboseira - entre trolladas épicas envolvendo mães e banheiras cheias de nutella , criou-se um nicho bizarro cujo terreno é a falta de discernimento infantil infelizmente. Só que foi aí que residiu meu erro: reduzir a plataforma a um lamaçal de creme de avelã - e nada mais. Não me ative ao fato de que ali coexistem muitos canais interessantíssimos sobre os mais diferentes ramos do conhecimento hum ano , inclusive