Pular para o conteúdo principal

Tenha dó, pateta, tenha dó!

''São Paulo revivendo a Paris de 68, e essa pateta escrevendo sobre finais e drinks de um tal de Brian???? Oras, tenha dó!!!"

Tenho acompanhado muitos blogs, portais de notícia e afins a respeito da semana de protestos em São Paulo contra o aumento da tarifa de transporte público, e a verdade é que eu ando meio atordoada - e farei alguns apontamentos. (Caso vocês achem tudo um monte de abobrinhas, não hesitem em deixar comentários me ridicularizando, não censuro nada por aqui.) No Facebook mesmo, é um sem-número de publicações sobre, todas trazendo comentários ferozes xingando oposição e situação, a mídia, a Dilma, a Copa, entre outros. Penso isso ser, por um lado, bem um reflexo de como as pessoas pararam de tomar como verdade somente o que a trupe do Marinho noticia. E, num Brasil dominado por redes sociais - espécie de mídia alternativa à televisão que domina os lares - isso faz uma diferença positiva na leitura diária dos fatos (pra quem tem acesso à internet, claro) É óbvio que muita coisa não é mostrada em horário nobre no Jornal da Pati Poeta - bem vindos à desconstrução da realidade - é óbvio que na polícia há muitas pessoas despreparadas e sem senso de justiça, que seguem à risca o clichê de que a polícia é treinada para reprimir, não, proteger. É óbvio também que não será a última vez que haverá enfrentamento entre quem sai às ruas e quem brada contra esse direito legítimo de reação aos desmandos. Todavia, generalizar é leviano, sejam eles policiais e/ou manifestantes. Por outro, é um saco geral entulhando meu feed, até parece que é um campeonato para ver quem opina mais, quem sabe mais, quem é mais cientista político que o outro. Ah, tenham dó, leiam para vocês, façam essas análises óbvias com vossos reflexos no espelho e discutam com quem acharem prudente, e só. Até porque, depois de desligar os notebooks, vocês não voam para a Terra da Garoa, né? Peloamordedeus, eu não estou sendo uma reacinha, apenas julgo necessário o conhecimento para ter voz e para não sair difundindo tanta bobagem. Se não sabemos, calemos a boca, calemos os dedos no teclado. Não é vergonha não saber do que se trata - o mundo está cheio de movimentos, protestos, etc, fica difícil acompanhar tudo mesmo - vergonha é disseminar ignorância.     
O retrospecto brasileiro não deixa mentir: nossos protestos nunca são somente acerca do que se acha que é. Trata-se, muitas vezes, da gota d'água de uma recorrência de absurdos que vão minando a boa vontade de quem não faz parte de uma elite privilegiada. A já centenária Revolta da Vacina - 1904 - (lembram das revoltas da República do Café com Leite?), por exemplo, é um bom caso de uma sociedade com os nervos à flor da pele. À época, o mote do levante popular era a obrigatoriedade da vacina contra a varíola, encetada pelo sanitarista Oswaldo Cruz, porém, no fundo, também era um grito de insatisfação contra a alta dos preços dos alimentos, o voto de cabresto, a reforma urbanística proposta pelo Executivo, e que, por tabela, deixaria sem moradia milhares de trabalhadores, e por aí vai...
Eu sigo a favor dos protestos, é a nossa única arma para desestruturar realmente os poderosos - já que o voto não anda cumprindo muito seu papel. Contudo, há de se pensar: quem com 100% de certeza pode afirmar que os envolvidos nas manifestações sabem de fato o que fazem ali, pelo que lutam, o porquê da necessidade de se mobilizarem? Quem pode garantir que muitos não estão somente engrossando a massa de  baderneiros - como os discípulos do Mainardi gostam de falar?
    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 ANOS DE BLOG - PARTICIPE DA PROMOSHARE

Hoje, nós da empresa, completamos 5 anos de blog. Vamos dar o play para entrar no clima:                         #POLÊMICA: sempre preferi o parabéns da Angélica em vez de o da Xuxa. O que não quer dizer que eu ame a Angélica, claro, por mim ela pode ir pra casa do caralho. ENFIM, VAMOS CELEBRAR! 5 ANOS DE MERDA ININTERRUPTA AQUI! UHUL, HEIN? Era 22 de dezembro de 2010, estava euzinha encerrando mais um semestre da faculdade de Jornalismo, meio desgraçada da cabeça (sempre, né), entediadíssima no Orkut, quando finalmente tomei coragem e decidi dar a cara a tapa. Trouxe todas as minhas tralhas para o Blogspot e a esperança de mudar alguma coisa. Infindáveis crônicas começaram a ganhar o mundo e a me deixar mais desgraçada da cabeça ainda: sei lá, escrever é uma forma de ficar nua, de se deixar analisar, de ser sincero até a última gota, e isso nem sempre é bom negócio. Mas, enfim, felizmente tenho sobrevivido sem grandes traumas - mas não sem grandes catarses, por isso esse n

Família Felipe Neto

Eu já queria falar sobre isso há um bom tempo, e, enquanto não criar vergonha nessa cara e entrar num mestrado para matar minha curiosidade de por que caralhos as pessoas dão audiência para pessoas tão bizarras e nada a ver, a gente vai ter que escrever sobre isso aqui. Quando eu falo ''a gente'', me refiro a mim e às vozes que habitam minha cabeça, tá, queridos? Youtubers... youtubers... sim, Bruna, está acontecendo e faz tempo. Que desgraça essa gente! Ó, pai, por que me abandonaste? Quanto tempo eu dormi? Estamos vivendo uma era de espetacularização tão idiota, mas tão idiota que me faltam palavras, é sério, eu só consigo sentir - como diria o fatídico meme . Não tem a mínima condição de manter a sanidade mental, querendo estudar, trabalhar, evoluir quando pegar uma câmera, do celular mesmo, sair falando um monte de merda e enriquecer com isso ficou tão fácil. Vamos usar um case bem ridículo aqui? Vamos.  Dia desses, esta comunicóloga que vos fala, fazendo suas

Flores no lamaçal de creme de avelã

Tenho feito um severo exercício de autocrítica nos últimos tempos - exercício esse que, somado a um problema pessoal bem pontual, me deixou sem tesão algum de escrever. Mas voltei para uma transadinha rápida e certeira. Um mea culpa inspirado nos velhos tempos - desta vez sem o deboche costumeiro. Realmente quero me retratar. H á alguns meses, q uando escrevi, estupefata de indignações diversas, sobre youtubers, eu nunca estive tão certa do que escrevia. Sigo achando que o Youtube amplificou a voz dos imbecis e vem cooptando principalmente crianças a uma sintomática era da baboseira - entre trolladas épicas envolvendo mães e banheiras cheias de nutella , criou-se um nicho bizarro cujo terreno é a falta de discernimento infantil infelizmente. Só que foi aí que residiu meu erro: reduzir a plataforma a um lamaçal de creme de avelã - e nada mais. Não me ative ao fato de que ali coexistem muitos canais interessantíssimos sobre os mais diferentes ramos do conhecimento hum ano , inclusive