Pular para o conteúdo principal

Não vou querer filhos, obrigada

Às vezes, me pego pensando na questão de ter ou não ter filhos, e quase que em uníssono meus pensamentos sempre chegam à máxima de que é irresponsabilidade demais cogitar isso num mundo como o de hoje. Não sou o tipo de pessoa que fica encantada, louca para ter um, se vê algum bebê - para ser franca, quando mais nova, era bem mais fã - todavia, não deixo de ficar comovida. É sempre muito tocante partilhar, ainda que por alguns segundos, de uma inocência que se mantém à margem de toda maldade, que faz carinhas e boquinhas sem saber por quê.
Falo no assunto, pois me percebo na faixa etária em que, geralmente, muitas moças estão casando e engravidando. Estou, segundo os argumentos biológicos, no período ideal para ser genitora, ainda que eu tenha mais afinidade no momento com uma maratona de Pokémon na televisão (insira aqui seu xingamento dizendo que eu não saí da adolescência). E tenho acompanhado muitos exemplos de casais jovens perto de mim, o que me faz ficar ali, abobada, pensando se eles estão, de fato, plenos com aquela escolha - não raro, forçada devido às circunstâncias. Fico e não consigo demover impressões da cabeça, como se a constituição da família fosse - mais que um presente da vida, uma sorte - uma obrigação católica opressora, principalmente para as mulheres (interpretem com carinho o ''opressora'', hein, por-fa-vor-zi-nho). Famílias são empresas, contratos sociais, negócios. Antes de ser composta por seres que amamos e com quem nos importamos, o vocábulo família é uma instituição. E, em determinados ângulos, considero isso bem nocivo. Nocivo para quem, cara-pálida? Para o sujeito, enquanto único e detentor de ambições particulares, desejos e, sim, por que não, traumas com os quais nem ele sabe lidar. Quando peso isso e mais algumas coisas na balança, não sei se me agrada a ideia de ser encarada como uma heroína por uma criança. Não, eu não tenho essa vaidade, Revista Claudia. Criança dá trabalho. É um acontecimento lindo, mágico, extasiante - a linha do tempo do meu Facebook que o diga - mas não estou certa se quero educar alguma para viver nesta selva lá fora.    
Lógico que, se eu tivesse uma, eu seria louca, babona, obcecada, não deixaria ninguém chegar perto, gostaria, inclusive, de guardá-la num potinho só para mim e evitar qualquer contato seu com a imundície humana. Ok, tô brincando. Mas essa história ''de filho'' parece ser a brincadeira favorita do ser humano, seu fetiche maior. Ter uma copiazinha sua e moldá-la a seu gosto, projetando um espelho de atitudes em toda a vivência dela. Analisando por um viés meramente racional, não deixa de ser doentio, penso.
Creio ser impossível não pintar a autora como o monstro do lago Ness, após ter escrito tudo isso - e o fato é que ela é, sim, bem egoísta, ainda que seja capaz também de uns gestos bem bacanas. Não que eu me orgulhe disso e de ser incapaz (talvez por enquanto) de abrir mão de uma vida pessoal, só acho fundamental não esconder. Por enquanto - e quem sabe enquanto eu viver - não vou querer filhos, obrigada. Me contento com bichinhos. Meu ideal de felicidade pode não ser o mesmo que o seu, que fantástico, não?


Auxiliou no post:

I can't make me - Butterfly Boucher





                

Comentários

Unknown disse…
SUA LOUCA!!!!!
Enfim alguém que me entenda completamente! ipi, ipi, urráá!
Me sinto muito egoísta quando penso em não querer filhos, pq também não estou muito a fim de abrir mão da minha individualidade, mas o principal da minha decisão é que penso exatamente isso que tu falou: como ter coragem de gerar um ser pra viver neste mundo? E com isto me sinto muito altruísta.
Mas claro que as pessoas deste mundo não estão preparadas para seres evoluídos como nós e nos enchem de argumentos como: "tu diz isto pq ainda não encontrou a pessoa certa" (e eu acho que já encontrei sim, mas não mudou meu ponto de vista) ou "ah, mas tu ainda pode mudar de ideia." Sempre complemento que posso mesmo mudar de ideia, mas que agora a minha decisão é esta e ela deve ser respeitada.
Bruna Castro disse…
UEHAEIHAUEAHUEHI sua louquinha, te entendo to-tal! Na real, acho filhos coisa de outro mundo, não me imagino de verdade sendo mãe e tem n questões que entram na jogada... essa coisa de ''poupar'' uma vida de viver nesse inferninho, ainda que muito apocalíptica, é muito real também. Esse mundo é cruel, cara! Enfim... não me privo de mudar de ideia, a vontade pode rolar, mas ainda não fui ''atacada'' hehe...
Viu, e manda um ''NO MEU ÚTERO MANDO EU'' na próxima vez em que te importunarem. Beijão e obrigadíssima por ler. :)

Postagens mais visitadas deste blog

5 ANOS DE BLOG - PARTICIPE DA PROMOSHARE

Hoje, nós da empresa, completamos 5 anos de blog. Vamos dar o play para entrar no clima:                         #POLÊMICA: sempre preferi o parabéns da Angélica em vez de o da Xuxa. O que não quer dizer que eu ame a Angélica, claro, por mim ela pode ir pra casa do caralho. ENFIM, VAMOS CELEBRAR! 5 ANOS DE MERDA ININTERRUPTA AQUI! UHUL, HEIN? Era 22 de dezembro de 2010, estava euzinha encerrando mais um semestre da faculdade de Jornalismo, meio desgraçada da cabeça (sempre, né), entediadíssima no Orkut, quando finalmente tomei coragem e decidi dar a cara a tapa. Trouxe todas as minhas tralhas para o Blogspot e a esperança de mudar alguma coisa. Infindáveis crônicas começaram a ganhar o mundo e a me deixar mais desgraçada da cabeça ainda: sei lá, escrever é uma forma de ficar nua, de se deixar analisar, de ser sincero até a última gota, e isso nem sempre é bom negócio. Mas, enfim, felizmente tenho sobrevivido sem grandes traumas - mas não sem grandes catarses, por isso esse n

Família Felipe Neto

Eu já queria falar sobre isso há um bom tempo, e, enquanto não criar vergonha nessa cara e entrar num mestrado para matar minha curiosidade de por que caralhos as pessoas dão audiência para pessoas tão bizarras e nada a ver, a gente vai ter que escrever sobre isso aqui. Quando eu falo ''a gente'', me refiro a mim e às vozes que habitam minha cabeça, tá, queridos? Youtubers... youtubers... sim, Bruna, está acontecendo e faz tempo. Que desgraça essa gente! Ó, pai, por que me abandonaste? Quanto tempo eu dormi? Estamos vivendo uma era de espetacularização tão idiota, mas tão idiota que me faltam palavras, é sério, eu só consigo sentir - como diria o fatídico meme . Não tem a mínima condição de manter a sanidade mental, querendo estudar, trabalhar, evoluir quando pegar uma câmera, do celular mesmo, sair falando um monte de merda e enriquecer com isso ficou tão fácil. Vamos usar um case bem ridículo aqui? Vamos.  Dia desses, esta comunicóloga que vos fala, fazendo suas

Flores no lamaçal de creme de avelã

Tenho feito um severo exercício de autocrítica nos últimos tempos - exercício esse que, somado a um problema pessoal bem pontual, me deixou sem tesão algum de escrever. Mas voltei para uma transadinha rápida e certeira. Um mea culpa inspirado nos velhos tempos - desta vez sem o deboche costumeiro. Realmente quero me retratar. H á alguns meses, q uando escrevi, estupefata de indignações diversas, sobre youtubers, eu nunca estive tão certa do que escrevia. Sigo achando que o Youtube amplificou a voz dos imbecis e vem cooptando principalmente crianças a uma sintomática era da baboseira - entre trolladas épicas envolvendo mães e banheiras cheias de nutella , criou-se um nicho bizarro cujo terreno é a falta de discernimento infantil infelizmente. Só que foi aí que residiu meu erro: reduzir a plataforma a um lamaçal de creme de avelã - e nada mais. Não me ative ao fato de que ali coexistem muitos canais interessantíssimos sobre os mais diferentes ramos do conhecimento hum ano , inclusive